PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Desemprego revela paralisação da economia, afirma Romney

2 nov 2012 - 11h21
(atualizado às 14h57)
Compartilhar

O candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, afirmou que a taxa de desemprego de outubro divulgada nesta sexta-feira revela a "virtual paralisação" da economia dos Estados Unidos.

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda

Vestindo uma jaqueta militar, o presidente Barack Obama discursa no aeroporto de Green Bay, em Wisconsin. Na reta final da campanha eleitoral nos EUA, Obama e Mitt Romney intensificam os esforços para conquistar os votos dos indecisos
Vestindo uma jaqueta militar, o presidente Barack Obama discursa no aeroporto de Green Bay, em Wisconsin. Na reta final da campanha eleitoral nos EUA, Obama e Mitt Romney intensificam os esforços para conquistar os votos dos indecisos
Foto: AP

Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

"O aumento da taxa de desemprego é uma triste recordação de que a economia está em uma virtual paralisação", disse Romney, quatro dias antes da eleição, na qual o presidente Barack Obama busca a reeleição."A taxa de desemprego é maior do que quando o presidente Obama assumiu o governo e ainda há 23 milhões de americanos que buscam emprego", destacou Romney em um comunicado.

"Na terça-feira, Estados Unidos vão eleger entre a estagnação e a prosperidade. Há quatro anos, a política do presidente Obama tem ha agoniado a classe média americana. Há quatro anos, o presidente Obama nos diz que temos feito progressos e que as coisas melhoram".

"Para muitos americanos, estas promessas são vazias. Nós podemos fazer melhor. Nós podemos alcançar um verdadeiro crescimento, criar milhões de empregos bem remunerados" disse o ex-governador de Massachusetts.

"Quando eu for presidente, farei mudanças autênticas que produzirão uma recuperação autêntica. Os próximos quatro anos serão melhores que os quatro últimos", prometeu Romney. A taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu a 7,9% em outubro, apesar do aumento na criação de postos de trabalho, com 171 mil novas vagas, anunciou o Departamento de Trabalho.A taxa de desemprego subiu 0,1% depois de uma inesperada queda em setembro, quando atingiu o menor nível desde que Obama assumiu a Casa Branca em janeiro de 2009.

O resultado está dentro da previsão dos analistas. O número de novos postos de trabalho, no entanto, representa um aumento de 16% em relação ao mês anterior e supera as expectativas dos analistas, que esperavam 125 mil postos líquidos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade