PUBLICIDADE

Estados Unidos

Campanha de Obama acusa Romney de ser desonesto sobre aborto

10 out 2012 - 18h22
(atualizado às 19h00)
Compartilhar

Assessores do presidente dos EUA, Barack Obama, disseram na quarta-feira que os mais recentes comentários do adversário Mitt Romney a respeito do aborto são exemplos da desonestidade dele.

Romney disse na noite de terça-feira ao jornal Des Moines Register que "não há legislação a respeito do aborto com a qual eu esteja familiarizado que fosse se tornar parte da minha agenda".

Horas depois, a National Review noticiou que a porta-voz de Romney, Andrea Saul, informou: "É claro que o governador Romney apoiaria uma legislação destinada a dar maiores proteções à vida". Em seguida, a CNN reproduziu a seguinte declaração da porta-voz: "Mitt Romney é orgulhosamente pró-vida, e ele será um presidente pró-vida".

Isso motivou críticas da campanha de Obama na quarta-feira. "Vimos prova da desonestidade de Romney ontem, quando ele não disse a verdade sobre sua posição extrema a respeito do aborto, e então foi corrigido pela sua própria campanha", disse Stephanie Cutter, subgerente-geral da campanha de Obama, em telefonema a jornalistas.

"Ele está tentando esconder sua verdadeira posição, mas não há onde se esconder quando se é presidente."

Desde a semana passada, a campanha de Obama tem acusado Romney de distorcer fatos durante o primeiro debate entre os candidatos. Romney teria dito, por exemplo, que seu programa para a saúde pública atenderia a maioria das pessoas com doenças pré-existentes - algo que posteriormente a campanha do republicano admitiu ser falso.

Tradicionalmente, os republicanos lutam pela proibição do aborto em âmbito federal, e os democratas defendem que ele seja mantido legal, como ocorre desde 1973. Durante a campanha das eleições primárias republicanas, Romney precisou se explicar por ter defendido, durante sua campanha para o governo estadual em 2002, que o aborto continuasse legal em Massachusetts.

Cecile Richards, presidente do Fundo de Ação da Paternidade Planejada e voluntária da campanha de Obama, disse que é inútil para Romney dizer que o combate ao aborto não é parte da sua plataforma.

"Não há como ele se esconder de posições que assumiu repetidamente ao longo dos anos - seu apoio a derrubar , a retirar verbas da Paternidade Planejada, e a acabar com o acesso ao controle de natalidade para mulheres por meio dos seus planos de saúde", disse ela.

"As mulheres francamente não podem confiar em Mitt Romney, e o povo norte-americano claramente não pode confiar que ele seja honesto e direto sobre seu posicionamento."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade