PUBLICIDADE

Oriente Médio

Líderes globais felicitam Barack Obama por 2º mandato

7 nov 2012 - 05h14
(atualizado às 10h07)
Compartilhar

Após a vitória do presidente americano Barack Obama na disputa contra Mitt Romney, líderes das principais nações do mundo se pronunciaram sobre a reeleição do político democrata. Obama venceu o adversário republicano nesta terça-feira com 303 votos no Colégio Eleitoral contra 206 de Romney, de acordo com os números estimados até as 6h da manhã desta quarta (ainda não há números oficiais sobre o pleito).

Reeleito para mais quatro anos, Obama se emociona ao discursar pela "renovação da esperança" em Chicago
Reeleito para mais quatro anos, Obama se emociona ao discursar pela "renovação da esperança" em Chicago
Foto: AP

O essencial do dia em que os EUA reelegeram Obama
Obama revisita esperança e diz que "o melhor está por vir"
Romey admite derrota: "eleição acabou, mas princípios permanecem"
Fotos: os democratas comemoram e os republicanos choram
Confira como foi o dia de votação nos 50 Estados americanos

Confira os especiais das eleições nos EUA
Confira a apuração nos EUA em tempo real
Terra acompanha dia decisivo para o futuro dos EUA
Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos

Veja os vídeos sobre as eleições americanas

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, manifestou seu desejo de seguir trabalhando com o "amigo" Barack Obama, reeleito para um segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. "Calorosos cumprimentos para meu amigo Barack Obama", escreveu Cameron no Twitter. "Com os desejos de seguirmos trabalhando juntos".

"Há tantas coisas que precisamos fazer, necessitamos impulsionar a economia mundial e eu gostaria de fazer um acordo comercial entre EUA e a UE", ressaltou Cameron, que está fazendo uma visita ao Oriente Médio. Entre outras coisas, o premiê britânico citou a crise síria como um dos conflitos que deverão ser abordados com os EUA a fim de encontrar a maneira de resolvê-lo.

O presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, também se pronunciaram sobre o pleito americano. Hollande saudou a "eleição clara" por um país "aberto e solidário, plenamente comprometido no cenário internacional". "França e EUA compartilham valores comuns. Estou convencido que durante seu novo mandato reforçaremos ainda mais nossa aliança para favorecer o retorno do crescimento econômico em nossos países, para lutar contra o desemprego e para encontrar soluções às crises que nos ameaçam, em particular no Oriente Médio", indicou. Merkel elogiou a cooperação EUA-Alemanha para tentar superar a crise econômica global./p>

O presidente russo, Vladimir Putin, enviou um telegrama de felicitações ao colega americano. A presidência russa recebeu a reeleição de Obama "muito positivamente", segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. "Esperamos o desenvolvimento de iniciativas positivas, o aperfeiçoamento das relações bilaterais e a cooperação entre Rússia e EUA no plano internacional, no interesse da segurança e da estabilidade no mundo". O porta-voz disse que Putin deve ligar para conversar com o presidente americano. O chanceler russo, Serguei Lavrov, afirmou que Moscou pretende seguir colaborando com a administração de Obama "até onde a administração americana desejar".

A União Europeia também cumprimentou Obama pela reeleição e manifestou seu desejo de fortalecer as relações com os EUA para "enfrentarmos juntos os desafios globais, especialmente em matéria de segurança e de economia". O presidente do Conselho da União Europeia, Herman Van Rompuy, se declarou "muito feliz" pela reeleição do presidente democrata, e o líder da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, manifestou "calorosas felicitações". "Os Estados Unidos são um interlocutor estratégico da União Europeia e desejamos continuar com a estreita cooperação estabelecida com o presidente Obama durante os últimos quatro anos".

Van Rompuy e Barroso manifestaram seu desejo de "se reunir rapidamente com o presidente Obama para confirmar nossas prioridades e dar um novo impulso a nossa ação comum".

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, também enviou mensagem a Obama por intermédio de nota oficial. No texto, Ki-moon diz que os esforços conjuntos devem ser para "acabar com o derramamento de sangue na Síria, voltar a por no caminho o processo de paz no Oriente Médio, promover o desenvolvimento sustentável e fazer face aos desafios colocados pelas alterações climáticas".

África do Sul

Ao parabenizar o mandatário americano pela reeleição, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, apelou para que ele mantenha o apoio ao desenvolvimento do Continente Africano. "A África do Sul espera que os Estados Unidos continuem a desempenhar um papel positivo nessa matéria o desenvolvimento africano", diz o comunicado de Zuma. "Valorizamos as nossas relações com os EUA e esperamos que a cooperação seja reforçada nos próximos anos, acrescenta o texto.

Oriente Médio

No Oriente Médio, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, comentaram a vitória do democrata. Netanyahu afirmou que a aliança estratégica entre Israel e EUA está mais forte que nunca, enquanto Abbas pediu que Obama mantenha os esforços a favor do processo de paz.

O negociador-chefe da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, também felicitou o democrata e, para aproveitar a ocasião, solicitou apoio ao pedido de reconhecimento como Estado que os palestinos apresentarão neste mês à ONU. "Espero que seu êxito (nas eleições) permita que as autoridades americanas estejam do lado dos palestinos no pedido de reconhecimento à ONU".

Para não comprometer sua reeleição, Obama pediu há alguns meses que Ramala congelasse o pedido de reconhecimento como estado não observador em uma votação que será realizada na Assembleia Geral. Os palestinos contam com apoio majoritário, mas desejam que as principais potências do mundo, incluindo os EUA e as europeias, também estejam a favor.

Ásia

Na China, Hu Jintao e o primeiro-ministro Wen Jiabao enviaram uma mensagem de felicitações a Obama, assim como o vice-presidente Xi Jinping, que deve assumir a liderança do Partido Comunista e a presidência chinesa nos próximos dias.

O premiê japonês, Yoshihiko Noda, cujo país é o maior aliado americano na Ásia, acolhendo mais de 40 mil soldados dos EUA, disse que está "ansioso para continuar a cooperação". O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, outro forte aliado no continente, pediu a continuidade da parceria para combater a sufocante ameaça nuclear da Coreia do Norte. Em Taiwan, o presidente Ma Ying-jeou afirmou que pretende contruir a relação mais forte em 30 anos com a nação ocidental.

Com informações da Agência Brasil

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade