PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Latinos favorecem Hillary com grande margem sobre Trump em pesquisa

7 dez 2015 - 21h56
Compartilhar
Exibir comentários

A maioria dos eleitores hispânicos prefere a pré-candidata democrata Hillary Clinton em relação a qualquer um dos aspirantes republicanos, especialmente Donald Trump, a quem vence por 42 pontos, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

Segundo os resultados de uma pesquisa encomendada pelas emissoras de televisão "MSNBC" e "Telemundo" ao Instituto Marista de Opinião Pública, 69% dos hispânicos apoia a ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, contra 27% que respalda Trump.

Hillary, que prometeu uma reforma migratória que inclui um caminho à cidadania para os 11 milhões de imigrantes ilegais no país, também venceria o senador republicano pelo Texas, Ted Cruz, com vantagem de 27 pontos, e o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, com 26.

No entanto, o senador republicano pela Flórida, Marco Rubio, conseguiu se aproximar da democrata, com 38% e 57%, respectivamente, enquanto a vantagem da democrata era de 30 pontos no último mês de setembro.

Os resultados mostraram também que o magnata imobiliário, que lidera a maioria das enquetes para as primárias de seu partido, tem a pior imagem entre os latinos, com 67%, porcentagem que entre os eleitores em geral é de 55%.

O pré-candidato, que prometeu deportar "todos" os imigrantes ilegais e tirar a cidadania automática de seus filhos, se referiu em junho aos imigrantes de origem mexicana como "criminosos e estupradores" durante a apresentação de sua candidatura.

A pesquisa evidenciou, além disso, que 65% dos hispânicos registrados para votar considera que Trump prejudica o Partido Republicano, e 68% pensa que não é o líder que o país necessita.

Por outro lado, 74% dos eleitores latinos assinalou que não influenciaria em sua escolha um candidato que tenha um hispânico em sua chapa como vice-presidente.

Segundo os resultados, 56% dos latinos se mostrou favorável a apoiar o candidato democrata, porcentagem que diminui a 36% no caso do republicano.

Além disso, 64% dos hispânicos considera que o Partido Democrata é o que melhor representa os interesses da comunidade latina, frente a 58% dos eleitores em geral, que considera o mesmo.

Entre as prioridades da comunidade latina, segundo a pesquisa, estão a economia (25%), educação (19%), imigração (18%), luta contra o terrorismo (11%) e saúde (10%).

Por outro lado, entre os eleitores em geral, a surpresa foi o republicano Ben Carson, que com 47% praticamente empata com Hillary Clinton, que tem 48%.

Essa diferença é de três, quatro e sete pontos frente ao senador Rubio, o ex-governador Bush e o senador Cruz, respectivamente.

Essa vantagem da ex-primeira-dama aumenta para 11 pontos frente o magnata imobiliário, com 52% e 41%, respectivamente, segundo a pesquisa, que entrevistou 3.121 adultos entre 15 de novembro e 2 de dezembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade