PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Jeb Bush e Marco Rubio lideram corrida republicana nos EUA

Dois pré-candidatos fortaleceram suas posições na luta pela candidatura presidencial republicana em relação a março

22 jun 2015 - 14h32
(atualizado às 16h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Jeb Bush tinha 49% de aprovação do eleitorado, e Rubio, 56%
Jeb Bush tinha 49% de aprovação do eleitorado, e Rubio, 56%
Foto: Arte Terra

O ex-governador do estado da Flórida Jeb Bush e o senador Marco Rubio lideram as preferências dos eleitores do Partido Republicano visando as primárias das quais sairá o candidato da legenda para as eleições presidenciais de 2016, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo jornal The Wall Street Journal e a rede de televisão NBC.

Entre os entrevistados, 75% afirmaram que apoiariam Bush, contra 22% que disseram que não o fariam. Em relação a Rubio, o apoio foi de 74% dos eleitores republicanos consultados, mas sua rejeição é menor, de 15%.

Siga Terra Notícias no Twitter

Os dois pré-candidatos fortaleceram suas posições na luta pela candidatura presidencial republicana em relação a março, quando a mesma pesquisa foi feita. Na ocasião, Jeb Bush tinha 49% de aprovação do eleitorado, e Rubio, 56%.

Em terceiro lugar aparece o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, que receberia o apoio de 65% dos entrevistados se for o vencedor das primárias. Em seguida vieram o governador do Wisconsin, Scott Walker (57%), o senador Ted Cruz (51%) e o neurocirurgião Ben Carson (50%).

O megaempresário Donald Trump receberia apoio de 32% dos eleitores, mas seu índice de rejeição é o maior de todos os possíveis candidatos: 66%.

Segundo a mesma pesquisa, 33% do eleitorado acredita que as empresas e as grandes fortunas terão "muita influência" no vencedor, 25% lamenta que na campanha haverá "mais ataques do que propostas" e, para 16%, "nada mudará", independentemente de quem ganhar.

A pesquisa da NBC e do The Wall Street Journal foi realizada de 14 a 18 de junho através de ligações telefônicas a 1.000 adultos registrados para as primárias republicanas e conta com uma margem de erro de 6,38%.

Veja as principais notícias de 18/06 no Brasil e no mundo:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade