PUBLICIDADE

Oriente Médio

Impostos baixos colaboram com rejeição de Obama em Wyoming

2 nov 2012 - 10h10
Compartilhar
Carla Ruas
Direto de Cheyenne

Quando se construiu um shopping em Cheyenne, capital do Estado Wyoming, a americana Ginny Macey, 78 anos, viu seus clientes desaparecerem da pequena loja de roupas The Emporium, que mantém há 40 anos no centro histórico da cidade. Segundo ela, o seu negócio iria à falência, não fosse o fato de que neste Estado as empresas não precisam pagar impostos locais. A isenção deste e de outros tributos estaduais faz com que os moradores da região tenham uma das menores cargas tributárias dos Estados Unidos.

Em Wyoming, as empresas não precisam pagar impostos locais, o que favorece o voto no Partido Republicano
Em Wyoming, as empresas não precisam pagar impostos locais, o que favorece o voto no Partido Republicano
Foto: Carla Ruas / Especial para Terra

Mais sobre Wyoming

Maior produtor de carvão, Wyoming se alinha com republicanos

Para republicana, "aborto não é questão de direitos da mulher"

Cortes propostos por Romney preocupam indígenas de Wyoming

No 'velho oeste' americano, armas são estilo de vida

A história de Ginny poderia estar numa das propagandas eleitorais de Mitt Romney para ilustrar como a redução de impostos nos pequenos negócios poderia estimular a economia nacional. Mas a medida que agrada ao candidato presidencial não pode ser creditada somente ao partido Republicano, que domina os cargos do executivo e legislativo em Wyoming. O baixo nível de impostos na região se deve também aos recursos provindos da extração mineral, que satisfazem os cofres públicos sem a necessidade de outros encargos.

Mesmo assim, Ginny, que não aceita ter seu rosto fotografado por causa das rugas, lembra o ideal republicano e aplaude uma menor intervenção do governo no bolso e na vida dos contribuintes. "O pensamento conservador economiza dinheiro sabiamente", afirma. E agradece pela oportunidade que teve de adaptar sua loja para uma nova clientela - homens - que não gostam de ir ao shopping.

Não é à toa que Wyoming, o histórico "Estado dos cowboys" do noroeste americano, passou a ser conhecido também como o "paraíso do contribuinte": não existe tributação estadual sobre pessoa física, jurídica ou aposentadoria, e até mesmo a taxa sobre imóveis é uma das mais baixas no país. O trabalhador de classe média paga apenas 6,1% da sua renda em impostos - bem menos do que a média nacional de 9,4%, de acordo com o Instituto da Tributação e da Política Econômica dos Estados Unidos.

O segredo é a taxa cobrada para a extração de minerais em Wyoming, entre os quais o carvão. O imposto, criado em 1969, contribui para uma reserva financeira para ser usada quando a extração de minerais não for mais lucrativa, mas também paga parte das contas públicas, de acordo Randy Bruns, executivo-chefe da Corporação pelo Desenvolvimento Econômico do Condado Cheyenne-Laramie (LEADS).

Para ele, a isenção de impostos dos contribuintes, que ajuda a sobrevivência de pequenos negócios na região, até mesmo amenizou os desdobramentos da recessão. "O impacto aqui foi mínimo. Claro que algumas indústrias pararam de comprar os nossos produtos (minerais), mas mesmo assim o desemprego se manteve baixo e o preço das casas ficou no mesmo patamar de antes da crise", comemora.

Segundo Bruns, a iniciativa contribuiu para um ciclo de desenvolvimento. Menos impostos resultaram em mais negócios, o que manteve os postos de trabalho. O desemprego está hoje no patamar dos 5,7%, um dos melhores do país e bem abaixo do índice nacional (7,9% em setembro). "As cidades de Wyoming podem aproveitar alta qualidade de vida por menos, e vão comprar mais em negócios locais, estimulando a economia", explica.

Ele se refere a consumidores como os clientes de Ginny, que a cumprimentam pelo nome cada vez que entram na loja. "A minha maior satisfação é atender os netos dos meus primeiros clientes", afirma a comerciante. E no fim do dia é isso que a mantém interessada no negócio, apesar das dificuldades.

Medida agrada republicanos

Os moradores do Estado de Wyoming, na sua maioria republicanos, aplaudem o fato de não terem que pagar tantos impostos estaduais e esperam o mesmo do governo federal. É por isso que o motorista Allen Hetrick, 49 anos, reprova o governo do presidente Barack Obama. "Ele cobra altos impostos para programas de assistência social que não funcionam", acredita.

Segundo ele, programas como o auxílio desemprego não são eficazes porque muita gente se beneficia desta ajuda sem ter necessidade. "Tem pessoas dirigindo Cadillac com o auxílio que recebem do governo. Isso não é o jeito americano de viver", afirma. Ele diz que gostaria de ver menos intervenção do governo na vida dos cidadãos. "Até mesmo na Constituição diz que o governo não deve ter muito poder, ou pode virar um Estado policial".

Hetrick, que nasceu no Estado vizinho de Nebraska, mora em Wyioming desde 1973, quando se mudou para ficar mais perto do seu pai. Ele afirma que já teve três empregos ao mesmo tempo para poder fornecer para sua família, mas nunca recebeu auxílio desemprego. "Se eu não conseguir arrumar emprego sozinho, faz parte da vida. Não tem nada errado com passar um pouco de dificuldade. Ajuda a construir caráter", acredita.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade