PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Huckabee é o 6º republicano a anunciar pré-candidatura

5 mai 2015 - 14h20
(atualizado às 15h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Huckabee é o 6º republicano a anunciar pré-candidatura à presidência dos EUA
Huckabee é o 6º republicano a anunciar pré-candidatura à presidência dos EUA
Foto: Mike Stone / Reuters

O ex-governador de Arkansas Mike Huckabee anunciou nesta terça-feira sua candidatura pelo Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos para as eleições de 2016, tornando-se assim o sexto candidato da legenda a decidir concorrer na campanha.

Huckabee, que havia paticipado das primárias de seu partido em 2008, nas quais perdeu para o senador John McCain, escolheu sua cidade natal, Hope, para tornar públicas suas intenções.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Em discurso na Universidade de Arkansas Community College, no qual lembrou sua experiência como político, como governador e como pai de família, ele declarou que não podia escolher outro lugar para anunciar sua candidatura.

Paradoxalmente, o ex-governador é conterrâneo do ex-presidente Bill Clinton, um pano de fundo ideal para comparar sua candidatura com a da favorita entre os democratas, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Huckabee deve insistir em sua campanha que é o único dos candidatos republicanos que enfrentou o que ele chama de "a máquina política Clinton" e conseguiu vencê-la no estado.

Obama quer investigação a fundo sobre morte de jovem negro:

De fato, quando a também ex-primeira dama anunciou oficialmente sua candidatura, no mês passado, Huckabee enviou um sinal pelo Twitter: "Seu anúncio me provoca nostalgia sobre nossos dias de batalha política em Arkansas".

Em 2008, o candidato levou a melhor no estado de Iowa nas primárias, um estado historicamente fundamental para conseguir a candidatura, mas nesta campanha terá que lidar, nas primárias, com muitos mais adversários - e muito bem financiados.

Para Obama, não há desculpas para violência em Baltimore:

Embora não esteja entre os favoritos, Huckabee entra na disputa com certa força, impulsionado pelo programa semanal que dirigiu nos últimos anos na rede de TV "Fox News" e que chegou a ter 1,3 milhão de espectadores.

Junto com ele, já estão na linha de largada republicana os senadores Marco Rubio, Ted Cruz e Rand Paul, assim como o neurocirurgião Ben Carson e a ex-conselheira delegada da Hewlett-Packard, Carly Fiorina. Outros nomes prováveis são os dos ex-governadores Jeb Bush e Scott Walker.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade