PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Gingrich segue no ataque a um dia da primária na Flórida

30 jan 2012 - 20h43
Compartilhar

O pré-candidato republicano Newt Gingrich mantém nesta segunda-feira sua ofensiva contra o rival Mitt Romney, acusando-o de ser um liberal infiltrado, na véspera da crucial eleição primária do Estado americano da Flórida.

Newt Gingrich fez campanha na cidade de Pensacola nesta segunda-feira
Newt Gingrich fez campanha na cidade de Pensacola nesta segunda-feira
Foto: AP

Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano

As pesquisas mostram Romney com uma tranquila vantagem no Estado, apesar dos ataques de Gingrich, que o acusa de ser um elitista amigo de Wall Street.

Gingrich manteve o tom agressivo em comícios e entrevistas nesta segunda-feira, garantindo que continuará na disputa caso seja derrotado no Estado, e prevendo que o eleitorado conservador dos Estados Unidos, afinal, se aglutinará em torno do seu nome.

"A respeito das grandes questões filosóficas, ele (Romney) é para todos os efeitos práticos um liberal, e eu sou um conservador, e é disso que tratará essa luta até a convenção (do Partido Republicano)", disse Gingrich à rede CBS.

A vitória na Flórida pode ser decisiva para Romney, que recebeu na semana passada o apoio de vários líderes conservadores temerosos de que Gingrich, caso seja indicado o candidato, não tenha chances de levar o Partido Republicano a uma vitória contra o democrata Barack Obama na eleição geral de novembro.

A candidatura de Gingrich ganhou força depois da surpreendente e expressiva vitória dele na primária da Carolina do Sul, no dia 21, mas o ex-presidente da Câmara admitiu que os vultosos gastos publicitários da campanha de Romney na Flórida podaram o seu ímpeto.

"Ele pode me enterrar durante um curtíssimo período, com quatro, cinco ou seis vezes mais dinheiro, a maior parte arrecada em Wall Street com os caras que receberam resgates do governo", disse Gingrich à rede ABC.

Uma pesquisa da Universidade Quinnipiac junto a possíveis eleitores da primária republicana na Flórida, divulgada nesta segunda-feira, mostrou Romney 14 pontos percentuais à frente de Gingrich, com boa participação inclusive junto a leitores que se descrevem como conservadores. Outras pesquisas também têm indicado vantagem na casa de dois dígitos para Romney sobre Gingrich.

Diante da derrota iminente na Flórida, a campanha de Gingrich se empenha em difundir a ideia de que ele antevê uma disputa prolongada."A corrida está apenas começando", disse Martin Baker, diretor nacional de política da campanha de Gingrich, em memorando a jornalistas. "Essa campanha vai continuar por vários meses. A campanha está entrando em uma nova fase, em que as oportunidades não se limitam a um só Estado."

Depois da Flórida, os próximos Estados a realizar eleições primárias serão Nevada, no sábado, seguida por Minnesota, Colorado e Missouri, no dia 7.

Falando a jornalistas nesta segunda-feira, Romney chamou a atenção para a ênfase da campanha de Gingrich na disputa de longo prazo. "Isso é geralmente uma indicação de que você acha que vai perder. Quando você diz 'Vou continuar não importa o que acontecer', isso geralmente não é um bom sinal."

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade