PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Gary Johnson será candidato à presidência dos EUA pelo Partido Libertário

29 mai 2016 - 16h33
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-governador do Novo México Gary Johnson foi escolhido neste domingo como candidato do Partido Libertário para as eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Johnson recebeu mais de 50% dos votos da convenção do partido, realizada neste fim de semana em Orlando, no estado da Flórida.

O Partido Libertário pode desempenhar um papel importante nas eleições, como uma alternativa a democratas desencantados com a elite representada por Hillary Clinton e aos republicanos de Donald Trump.

Gary Johnson também foi candidato nas eleições de 2012, nas quais recebeu 1% dos votos, a primeira vez que o partido obteve mais de um milhão de votos.

Johnson conta com 10% de intenções de voto, segundo uma pesquisa divulgada nesta semana pelo instituto Morning Consult, e se chegar a 15% terá direito a participar dos debates presidenciais, que costumam ser feitos apenas entre republicanos e democratas no país.

Os oponentes de Johnson que receberam mais votos dentro do partido foram o ativista Austin Petersen e o polêmico empreendedor e criador do antivírus que leva seu nome, John McAfee.

Os libertários defendem um papel mínimo do governo federal na economia, respeito com veemência ao individualismo e à possibilidade de escolha em temas como aborto e legalização da maconha.

Este discurso também pode buscar votos libertários na esquerda representada pelo senador Bernie Sanders, rival de Hillary Clinton, que defende o fim da política das elites e das doações milionárias.

A entrada de um terceiro partido nas eleições presidenciais americanas, tradicionalmente disputada por dois partidos, pode introduzir um elemento de incerteza ainda maior no pleito e diminuir apoios de ambos os favoritos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade