PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

EUA: Mitt Romney e Obama empatam na Flórida, diz pesquisa

26 jan 2012 - 10h27
(atualizado às 10h47)
Compartilhar

Apesar de enfrentar uma inesperada e dura concorrência por parte de seus colegas republicanos aspirantes à Casa Branca, Mitt Romney está empatado com o presidente Barack Obama no importante Estado da Flórida, indicou nesta quinta-feira uma pesquisa.

Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano

A sondagem realizada pela Universidade Quinnipiac revelou que o ex-governador de Massachusetts empata com Obama com 45% das intenções de voto para a eleição presidencial de novembro.

Embora as primeiras pesquisas tenham colocado Romney claramente à frente de Obama, suas mais recentes iniciativas foram mais bem avaliadas do que a do seu rival republicano, Newt Gingrich, que foi visto como um claro perdedor em um duelo com Obama, com 39% contra 50% do atual presidente americano.

A pesquisa dará a Romney outra oportunidade de usar o argumento de que ele é o único republicano que pode vencer Obama em novembro. "Os simpatizantes de Romney vão ficar felizes", disse Peter Brown, de Quinnipiac. "Pelo menos na Flórida, e pelo menos neste ponto da campanha, os dados indicam que o governador Mitt Romney é claramente o candidato republicano mais forte contra o presidente Barack Obama", afirmou.

Romney e Gingrich competem atualmente em uma disputada - e cada vez mais áspera - corrida pela indicação republicana, que terá sua próxima rodada de votação nas primárias do estado da Flórida na próxima terça-feira. Nas eleições anteriores, a votação neste Estado foi uma importante etapa na disputa das primárias republicanas e na eleição geral.

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

Mitt Romney, ex-governador do Massachusetts (2003-2007). "Acredite nos Estados Unidos"
Mitt Romney, ex-governador do Massachusetts (2003-2007). "Acredite nos Estados Unidos"
Foto: Getty Images
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade