PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

EUA: Gingrich vence na Carolina do Sul e disputa fica acirrada

22 jan 2012 - 01h07
(atualizado às 21h52)
Compartilhar

O veterano Newt Gingrich, ideólogo da revolução conservadora nos anos 90, conseguiu neste sábado uma rotunda vitória na Carolina do Sul que anuncia uma longa luta para a designação do candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos. O veterano político foi capaz de virar em poucos dias a vantagem de mais de dez pontos que as pesquisas davam a Romney, considerado até agora o favorito na corrida para a nomeação presidencial do partido.

Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano

Pela primeira vez, houve um ganhador diferente em cada um dos três estados que abriram a campanha de primárias nos EUA. No caucus de Iowa, realizados no dia 3 de janeiro, ganhou o católico Rick Santorum; nas primárias de New Hampshire, uma semana depois, ganhou o moderado Romney; e nestas da Carolina do Sul, Gingrich. Com 91% das urnas apuradas, o ex-presidente da Câmara de Representantes (Deputados) tem 40% dos votos; Romney, 27%; Santorum, 17%; e ultraliberal Ron Paul, 13%.

As polêmicas declarações de sua segunda mulher, Marianne, nas quais assegurava que seu marido tinha lhe proposto um "casamento aberto" quando descobriu seu caso com Calista, sua amante então e atual esposa, não lhe prejudicaram nas urnas. A Carolina do Sul é um estado tradicionalmente muito conservador, mas desta vez os eleitores orientaram seu voto, segundo as pesquisas de boca-de-urna, não tanto por questões morais ou religiosas mas pela má situação econômica e o desejo de escolher quem melhor possa derrotar o democrata Barack Obama nas eleições de novembro.

Um terço dos eleitores reconhecia que alguém em casa perdeu o trabalho ou tinha sido despedido nos últimos três anos. O Estado da Carolina do Sul é uma autêntica fortaleza republicana: sua governadora, Nikki Haley, pertence a este partido, o mesmo que os dois senadores e cinco dos seis representantes escolhidos para o Congresso. O Estado votou nos republicanos em 11 das 12 últimas eleições presidenciais.

Apesar de sua agitada vida privada, os eleitores da Carolina do Sul recompensaram a eloquência de Gingrich durante os últimos debates televisados e suas indubitáveis credenciais conservadoras. Newt Gingrich marcou o ideário do partido nos anos 90 com seu "Contrato com a América", que permitiu aos republicanos recuperar o controle do Congresso. Em suas palavras aos eleitores, Gingrich se declarou "particularmente feliz de estar acompanhado de sua família e de sua equipe" nesta noite de vitória e brincou a propósito da "desinformação" e do assédio do que ele chama meios de comunicação "liberais".

Por sua vez, os três perdedores falaram sucessivamente para seus seguidores para agradecer-lhes o apoio e anunciar-lhes que vão continuar na corrida. Romney pediu o apoio dos eleitores para continuar "a longa luta" que se anuncia. "Esta disputa está se tornando mais interessante, já tivemos três em uma longa temporada de primárias. Esta é uma dura luta porque há muito pelo que lutar", disse Romney em um breve discurso, após felicitar Gingrich.

"Ainda temos um longo caminho a percorrer e muito trabalho a fazer, e amanhã (domingo) vamos para a Flórida", acrescentou Romney, interrompido várias vezes por seus partidários com palavras de ordem como "Precisamos de Mitt!". A escolha do candidato de cada partido à Presidência dos Estados Unidos é feita de maneira indireta: os cidadãos de cada estado escolhem na realidade um número determinado de delegados para a convenção nacional que será a que elegerá finalmente o candidato.

Para obter a nomeação republicana o candidato tem que reunir pelo menos 1.144 delegados. A Carolina do Sul enviará desta vez 25 delegados para a convenção nacional republicana que será realizada em Tampa (Flórida) do dia 27 a 30 de agosto. Após o caucus de Iowa e as primárias de New Hampshire, a divisão de delegados ficou da seguinte maneira: Mitt Romney, 31; Jon Paul, 10; Rick Santorum, 8; e Newt Gingrich, 3. Desde 1980, o candidato que ganha as primárias republicanas na Carolina do Sul termina sendo o candidato do partido para a eleição presidencial.

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

Vencedor na Carolina do Sul, Gingrich critica Obama:
EFE   
Compartilhar
Publicidade