PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Donald Trump lidera pesquisa presidencial republicana

13 dez 2015 - 14h41
(atualizado às 15h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O magnata Donald Trump lidera uma nova pesquisa sobre a disputa presidencial republicana nos EUA divulgada no sábado com 27% de apoio, seguido dos senadores Ted Cruz (22%) e Marco Rubio (15%).

A pesquisa, da emissora "NBC" e o jornal "The Wall Street Journal", foi realizada de 6 a 9 de dezembro com 400 eleitores para as primárias republicanas.

Trump lançou sua polêmica proposta de vetar temporariamente a entrada nos EUA de todos os muçulmanos pela ameaça terrorista jihadista em 7 de dezembro.

A pesquisa, cuja margem de erro é de +/- 4,9 pontos percentuais, destaca que Trump recuperou o primeiro posto, ocupado na anterior pesquisa de final de outubro pelo neurocirurgião aposentado Ben Carson, mas também a forte ascensão de Cruz.

Cruz subiu 12 pontos com relação à anterior pesquisa, enquanto Rubio ganhou 4.

Enquanto isso, Carson aparece na quarta posição (11% de apoio), com 18 pontos a menos do que tinha na pesquisa de outubro.

Da mesma forma desde a apresentação de seu polêmico plano antimuçulmano na segunda-feira passada, Trump voltou hoje a defendê-lo em várias entrevistas televisivas.

"Não estou buscando ser politicamente correto (...) Nosso país tem um problema", argumentou Trump em declarações à "CNN" sobre sua proposta, surgida por causa das repercussões do massacre de 2 de dezembro em San Bernardino (Califórnia), cometido supostamente por dois supostos seguidores do Estado Islâmico (EI).

Por outro lado, outra pesquisa da "Fox" divulgada também hoje mostra que Cruz, senador pelo Texas de origem cubana, lidera as preferências dos prováveis eleitores de Iowa, que abrirão na temporada de primárias em fevereiro, com 28% de respaldo frente a 26% de Trump.

Na mesma linha, uma pesquisa da Bloomberg e o jornal "Des Moines Register" publicada no sábado apresenta Cruz com 31% de apoio entre os prováveis eleitores de Iowa, seguido de Trump (21%).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade