PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Trump vence primárias republicanas na Geórgia e 4 estados

1 mar 2016 - 21h22
(atualizado às 23h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O magnata nova-iorquino Donald Trump venceu nesta terça-feira as primárias republicanas da Geórgia, no Alabama, no Tennessee, na Virgínia e em Massachusetts, segundo as projeções dos principais meios de comunicação dos Estados Unidos.

Por sua vitória na Geórgia, Trump conseguirá assim a maioria dos 76 delegados deste estado sulista, um dos primeiros a divulgar os resultados na chamada Super Terça, na qual estão em jogo 595 dos 1.237 necessários para obter a candidatura presidencial republicana. Já pelo triunfo no Alabama, o candidato conquista a maioria dos 50 delegados desse estado do sul dos Estados Unidos.

No Tennessee, o terceiro estado com maior número de delegados para os republicanos, depois de Texas e Geórgia, Trump conseguirá assim a maior parte dos 58 delegados que estavam em jogo, o que representa um grande impulso em suas chances de conseguir a indicação do Partido Republicano para as eleições presidenciais de novembro.

Segundo as projeções da emissora CNN, atrás do multimilionário se situaram, por esta ordem, o senador pelo Texas Ted Cruz, o neurocirurgião aposentado Ben Carson e o senador pela Flórida Marco Rubio.

Na disputa no estado da Virgínia, Trump, que partia como favorito em todas as pesquisas sobre esta prévia com mais de 10 pontos, superou por menos do que o esperado o senador Marco Rubio, que conseguiu mobilizar o eleitor moderado do norte do estado com uma intensa campanha, mas não conseguiu uma vitória que teria sido muito significativa nesta etapa da corrida pela candidatura da legenda à presidência dos Estados Unidos.

Nas primárias de Massachusetts, Trump conseguiu assim sua segunda vitória na região de Nova Inglaterra, após levar a melhor também New Hampshire em fevereiro, e garantiu a maioria dos 42 delegados que estavam em jogo para os republicanos nesse estado.

Segundo as projeções de CNN, Trump ganhou em Massachusetts por uma margem muito superior à prevista sobre seus rivais, especialmente sobre o senador pela Flórida Marco Rubio, que, segundo algumas pesquisas, esperava inclusive disputar o primeiro lugar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade