PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Democratas rejeitam pedido de Sanders de substituir postos em convenção

29 mai 2016 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido Democrata se negou neste fim de semana a substituir dois postos fundamentais em sua convenção a pedido do aspirante e senador Bernie Sanders, que os considera favoráveis a sua rival, Hillary Clinton.

Sanders pediu no sábado que fossem substituídos o governador de Connecticut Dannel Malloy e o congressista de Massachusetts Barney Frank como parte da equipe redatora da plataforma democrata na convenção, a declaração de princípios e políticas que definirá o rumo da formação durante quatro anos.

"O governador Malloy e o senhor Frank foram ambos agressivos atacantes e operaram na campanha de Hillary", afirmou neste sábado o advogado da campanha de Sanders Brad Deutsch em carta ao Partido Democrata.

Nela, Deutsch explica que os ataques a Sanders de ambos foram desproporcionais e são próprios de uma "hostilidade pessoal" contra o rival de Hillary Clinton nas primárias.

Os responsáveis do Comitê de Normas do Partido Democrata Jim Roosevelt e Lorena Miller se negaram a aceitar a proposta de Sanders, que procura modificar a composição do grupo que marca as regras do jogo na convenção que em julho declarará o candidato presidencial e redigirá a plataforma ideológica.

O ex-congressista Frank é um dos primeiros legisladores americanos abertamente gay e um dos autores da lei de regulação financeira Dodd-Frank, enquanto o governador Malloy é presidente da associação de governadores democratas.

A campanha de Sanders, quem segue atrás de Hillary em número de delegados de primárias, desafiou as normas da escolha que considera favoráveis à candidata tradicional da formação.

Sanders foi em toda sua carreira um político independente, mas considera que sua única oportunidade de começar seu "revolução" de esquerda é mudar desde dentro o Partido Democrata.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade