PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Cruz e Kasich se aliam para tentar frear Trump nas próximas primárias

25 abr 2016 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários

Os aspirantes presidenciais republicanos Ted Cruz e John Kasich anunciaram uma aliança para tentar conter o magnata Donald Trump, o favorito para conseguir a indicação à Casa Branca nas próximas votações do processo de primárias nos EUA.

O acordo entre as campanhas de Cruz, senador pelo Texas, e Kasich, governador de Ohio, foi anunciado na última hora do domingo e tem como principal objetivo evitar que Trump consiga os 1.237 delegados necessários para assegurar a candidatura presidencial republicana.

Assim, a campanha de Kasich indicou que abrirá o caminho a Cruz para que o senador possa se impor nas primárias que o estado de Indiana realizará em 3 de maio.

Por sua vez, a campanha de Cruz se comprometeu a fazer o mesmo para facilitar uma vitória de Kasich nos estados do Oregon, que votará em 17 de maio, e Novo México, onde as primárias serão no início de junho.

Ter Donald Trump como candidato à Casa Branca nas eleições de novembro "seria um desastre seguro para os republicanos", advertiu em comunicado o chefe de campanha de Cruz, Jeff Rói.

Por enquanto, o magnata é o claro favorito com 845 delegados, na frente de Cruz (559) e Kasich (148).

Em sua conta no Twitter, Trump qualificou de "desespero" a aliança anunciada entre seus dois rivais pela indicação republicana.

Segundo o magnata, essa parceria é uma amostra de "fraqueza" e reflete que seus dois rivais estão "matematicamente mortos e totalmente desesperados", ao qual se soma que seus doadores "não estão contentes com eles".

Nesta mesma terça-feira serão realizadas primárias em cinco estados do nordeste do país (Pensilvânia, Maryland, Rhode Island, Delaware e Connecticut) e Trump parte de novo como favorito para seguir somando vitórias e delegados, da mesma forma que a ex-secretária de Estado Hillary Clinton na disputa democrata.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade