PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Crescem opiniões favoráveis a Romney; Obama segue na frente

4 jun 2012 - 14h17
(atualizado às 14h33)
Compartilhar

As opiniões favoráveis ao republicano Mitt Romney aumentaram em relação ao seu adversário Barack Obama, mas o presidente continua à frente, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

A avaliação positiva de Romney aumentou 14 pontos desde fevereiro, o momento mais importante da batalha pela indicação do candidato do Partido Republicano, e atingiu 48%, enquanto Obama se manteve estável nos últimos meses, com 56%, segundo pesquisa da CNN/ORC Internacional.

Mas Obama e Romney, o provável candidato republicano à eleição de novembro à Casa Branca, são vistos de forma negativa por 42% dos eleitores. "A maior diferença entre as opiniões favoráveis a Obama e Romney é registrada entre os jovens americanos. Mais de dois terços dos eleitores com menos de 30 anos têm uma opinião positiva sobre Obama, contra apenas quatro em cada 10 que apreciam Romney", indicou o diretor de pesquisas da CNN, Keating Holland.

Romney domina entre os idosos e tem uma "leve vantagem entre os eleitores independentes, mas isto é compensado por seu menor apoio entre republicanos, em relação aos democratas que apoiam Obama", acrescentou.

Obama ainda tem uma vantagem de 49% a 46% sobre Romney na corrida à Casa Branca, um percentual que cai dentro da margem de erro. Outras pesquisas recentes mostram margens semelhantes.

Apesar do crescimento de Romney (dir.), Obama seria eleito se as eleições fossem realizadas hoje, segundo a pesquisa
Apesar do crescimento de Romney (dir.), Obama seria eleito se as eleições fossem realizadas hoje, segundo a pesquisa
Foto: Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade