0

Conheça 5 desafios que Obama precisará enfrentar

7 nov 2012
09h54
atualizado às 10h20

Agora que Barack Obama foi reeleito, o árduo trabalho de continuar governando o país começa. Há uma lista de assuntos que aguardam a decisão do presidente e que Obama terá que enfrentam em seu segundo mandato. Veja o que a CNN listou como os 5 maiores desafios de Barack Obama.

Escultura de areia na praia de Puri, na índia, parabeniza o presidente democrata
Escultura de areia na praia de Puri, na índia, parabeniza o presidente democrata
Foto: AP

O essencial do dia em que os EUA reelegeram Obama
Obama revisita esperança e diz que "o melhor está por vir"
Romey admite derrota: "eleição acabou, mas princípios permanecem"
Fotos: os democratas comemoram e os republicanos choram
Confira como foi o dia de votação nos 50 Estados americanos

Confira os especiais das eleições nos EUA
Confira a apuração nos EUA em tempo real
Terra acompanha dia decisivo para o futuro dos EUA
Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja os vídeos sobre as eleições americanas

Encontrando um posicionamento no mundo árabe
O tema principal desta eleição foi, claramente, a economia. Porém, o mundo também pede atenção. Mesmo durante a campanha eleitoral a violência na Síria não deu trégua e Assad continua no poder; a embaixada dos EUA em Benghazi, na Líbia, foi atacada, resultando na morte de quatro americanos; e a questão nuclear iraniana continua em voga. Obama terá que descobrir agora o que está acontecendo nesta parte do mundo e o que fazer a respeito.

Orçamento
Enquanto o presidente Obama cruzava o país em busca de votos, a equipe que ficou em Washington teve que lidar com os perigos da frágil recuperação econômica pela combinação de cortes de gastos e aumentos de impostos. O chamado "abismo fiscal" é o resultado das políticas econômicas dos últimos anos. A questão é se as mesmas políticas continuarão ou haverá um grande acordo que realmente colocará o país no caminho para déficits menores.

Lidando com os republicanos
Obama precisa descobrir como lidar com o Partido Republicano no Congresso, que se tornou disfuncional. A liderança republicana continua a tremer diante de seus membros mais radicais e Obama vai ter que descobrir como trabalhar em torno deles.

Acordo da reforma tributária
O código fiscal atual é uma bagunça. Ele recompensa alguns setores da economia em detrimento de outros. Ele distorce a tomada de decisões nos negócios e garante que aqueles que não precisam tenham abundância de deduções fiscais. A reforma tributária será parte integrante de um acordo sobre o déficit de longo prazo.

Mudanças climáticas
Depois de ser um tema quase que ignorado nos debates presidenciais e do fracasso da legislação climática em 2010, a questão terá que ser retomada por Obama. Existem muitas opções, desde as taxas de carbono a investimentos em energia limpa. As opções, porém, não têm sido muito palatáveis para o bolso dos Estados Unidos.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade