PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Congresso convoca Hillary para explicar ataque a consulado

Consulado americano no leste da Líbia sofreu atentado

30 jul 2015 - 03h11
(atualizado às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Hillary Clinton terá de dar explicações sobre atentado na Líbia
Hillary Clinton terá de dar explicações sobre atentado na Líbia
Foto: Twitter

A ex-secretária de Estado dos EUA e pré-candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, foi convocada pela Câmara dos Representantes a dar explicações sobre o atentado ao consulado americano de Benghazi, no leste da Líbia, no próximo dia 22 de outubro. Hillary deverá responder ao comitê de deputados que investiga o caso perguntas sobre a natureza do ataque e a gestão da crise pelo Departamento de Estado, comandado por ela na época do atentado.

Ela também será questionada sobre o uso de um servidor pessoal de e-mail durante o tempo que ficou no cargo, fato que tem gerado polêmica nos EUA. "O advogado da ex-secretária (Hillary) Clinton, David Kendall, confirmou que ela aceitou a proposta e virá ao comitê no dia 22 de outubro", indicou a Câmara dos Representantes em comunicado.

Siga Terra Notícias no Twitter

O consulado americano em Benghazi foi atacado no dia 11 de setembro de 2012. O embaixador dos EUA na Líbia, Chris Stevens, e outros três cidadãos norte-americanos morreram no atentado.

A oposição republicana fez várias críticas a Hillary durante a crise, especialmente contra as declarações iniciais que atribuíam o ataque a uma multidão que protestava contra um vídeo considerado como um insulto ao profeta Maomé.

Alguns republicanos consideram que o presidente Barack Obama tentou diminuir a importância do ataque, já que ele teria influência direta na eleição realizada em novembro de 2012, na qual o atual líder americano tentava a reeleição.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade