PUBLICIDADE

Oriente Médio

Com telão e cachorro-quente, nova-iorquinos entram no clima eleitoral

6 nov 2012 - 21h06
(atualizado às 21h49)
Compartilhar
Allan Brito
Direto de Nova York

Esta terça-feira é o grande dia nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, mas, em Nova York, durante a manhã, o clima era de pouca empolgação com a disputa entre Barack Obama e Mitt Romney. O cenário mudou a partir do fim da tarde, principalmente em um dos grandes símbolos da cidade, a Times Square. Isso porque a rede de notícias CNN montou um grande evento no local para que todos acompanhem sua transmissão durante a noite.

Especiais
Confira a apuração nos EUA em tempo real
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda

Duas caixas de correio no Colorado, pintadas com alegres expressões humanas, dão um tom divertido à acirrada disputa pela presidência dos Estados Unidos. O "casal postal" envia uma mensagem aos eleitores: "eu votei!", e "eu também votei!". Veja, a seguir, mais imagens inusitadas protagonizadas por aqueles que preferiram não levar a corrida pela Casa Branca tão a sério
Duas caixas de correio no Colorado, pintadas com alegres expressões humanas, dão um tom divertido à acirrada disputa pela presidência dos Estados Unidos. O "casal postal" envia uma mensagem aos eleitores: "eu votei!", e "eu também votei!". Veja, a seguir, mais imagens inusitadas protagonizadas por aqueles que preferiram não levar a corrida pela Casa Branca tão a sério
Foto: AFP

Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Veja como foram os debates presidenciais
Veja os vídeos sobre as eleições americanas

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

Um telão gigante, algumas mesas e até carrinhos de distribuição de hot-dogs e cafés fazem parte da festa nova-iorquina. Quem passa por lá costuma parar onde estão montados estúdios provisórios da CNN e tirar fotos, como se fossem jornalistas. A programação prevê que mais tarde os apresentadores realmente estejam ali para discutir os resultados das eleições.

Questionados se estão na Times Square para acompanhar as eleições ou apenas para comer e se divertir, os nova-iorquinos se dividem. "As duas coisas. Isso está muito legal, porque é melhor do que ver em casa", opinou Jannet Thompson, 26 anos, eleitora convicta de Barack Obama. Ela está confiante na vitória do seu candidato. "Vim aqui para comemorar", comentou.

De olho na transmissão, Michael Dodson disse que não vai ficar até tarde na Times Square por causa da grande aglomeração de pessoas que deve se formar no local. "Por enquanto, vou acompanhar por aqui. Mas depois sei que terei que ir para casa", afirmou ele, que disse já ter presenciado o resultado das eleições presidenciais de 2008 desta forma.

Mas, para os turistas, o evento é apenas uma grande diversão. Com câmera e hot-dog na mão, além de dezenas de fotos tiradas, um casal de brasileiros pouco se importa com o resultado. "Estamos de férias em Nova York e queríamos conhecer a Times Square. Parece que escolhemos um bom dia para isso", comentou Tiago Bocanetti, que aposta na vitória de Obama.

Esta não será a única festa para os nova-iorquinos curtirem o clima de eleições nesta terça-feira. No famoso Rockefeller Plaza também haverá um evento bancado por uma televisão, a NBC News. E apesar de toda essa comemoração armada, ainda não é possível saber quando será revelado o resultado final da disputa entre Obama e Romney. Em Nova York, só será permitido votar até as 21h locais (0h de Brasília).

Americanos vão às urnas

Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições presidenciais nos EUA e acompanha a apuração de votos em tempo real.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade