PUBLICIDADE

Estados Unidos

Com Romney à frente, disputa em New Hampshire é pelo 2º lugar

10 jan 2012 - 17h34
(atualizado às 17h48)
Compartilhar

O pré-candidato republicano Mitt Romney deve dar nesta terça-feira um grande passo rumo à indicação do partido à presidência dos Estados Unidos, nas primárias do Estado de New Hampshire, se superar os ataques de última hora de seus rivais e um tropeço verbal constrangedor.

Favorito nas pesquisas, Mitt Romney (na foto, brincando com o filho Joe) disputa as prévias de New Hampshire nesta terça
Favorito nas pesquisas, Mitt Romney (na foto, brincando com o filho Joe) disputa as prévias de New Hampshire nesta terça
Foto: Reuters

Eleições presidenciais nos EUA: acompanhe as primárias do Partido Republicano

Ex-governador do vizinho Massachusetts, Romney tem ampla vantagem em New Hampshire, segundo as pesquisas, depois de vencer na semana passada a disputa inicial em Iowa.

Ele também lidera na Carolina do Sul e na Flórida, que fazem suas eleições primárias nos dias 21 e 31, e com isso pode praticamente selar ainda neste mês sua indicação para ser o adversário do democrata Barack Obama na eleição geral de novembro.

"Vocês vão fazer uma grande declaração amanhã", disse Romney na noite de domingo a eleitores em Bedford, New Hampshire. "Vamos levar isso passo a passo, me deem o impulso de que eu preciso, espero."

Não está claro qual foi o estrago causado pela confusão de Romney quando, falando de seu desejo de estimular a concorrência entre os planos de saúde, declarou: "Eu gosto de poder demitir as pessoas".

Adversários democratas e republicanos do ex-empresário rapidamente apontaram o comentário como prova de que Romney é um político alheio aos problemas do eleitorado, e lembraram que ele foi dono da Bain Capital, companhia que comprava e re-estruturava empresas.

"O governador Romney gosta de demitir pessoas. Eu gosto de criar empregos", disse o deputado Jon Huntsman, rival de Romney nas primárias. Outro pré-candidato, Newt Gingrich, disse: "Mitt Romney não era um capitalista durante seu reinado na Bain, ele era um predador corporativo".

As urnas em New Hampshire fecham às 19h (22h em Brasília). Cerca de 250 mil pessoas devem votar na primária republicana, e outras 75 mil devem participar da primária democrata, que dará seu aval à reeleição de Obama, candidato único do partido.

"Acho que Mitt Romney vai ganhar", disse o eleitor Albert Guptill, em Nashua. "Por quanto eu não sei, mas acho que vai, sim."

Mas nem todos estão felizes por votar nele. Eli Haykinson, de Bedford, afirmou que não gosta de Romney, mas acredita que ele tem mais chances de derrotar Obama. Trata-se de um dilema enfrentado por muitos eleitores conservadores que acham Romney moderado demais.

"Pessoalmente não gosto do estilo de campanha dele. Você realmente não chega a senti-lo. Não quero votar nele, mas devo ter de votar", afirmou Haykinson.

A pesquisa de segunda-feira da Universidade de Suffolk mostrou Romney com 33 por cento no Estado, contra 20 por cento de Ron Paul, 13 de Huntsman, 11 de Gingrich, 10 de Rick Santorum, e 12% de indecisos.

As primárias republicanas de 2012

No dia 3 de janeiro, foi dada a largada para a escolha do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais, no dia 6 de novembro de 2012. Trata-se de um longo processo de realização de primárias nos Estados e territórios americanos, durante o qual os eleitores elegerão delegados que participarão da Convenção Nacional do Partido Republicano, nos dias 27 e 30 de agosto.

Nas primárias, os eleitores vão às urnas e, por meio de voto secreto, escolhem os delegados que representam seus interesses. Além das primárias tradicionais (realizadas na maioria dos Estados), algumas unidades optam pelas caucuses: pequenas assembleias, geralmente compostas por militantes partidários, que têm a mesma função das primárias, mas com a principal diferença de que em uma caucus o voto é público.

As primárias e as caucuses possuem uma quantidade de delegados proporcional ao tamanho da população do Estado que representam, ao passo os pré-candidatos mais votados recebem um número de delegados proporcional à quantidade de votos obtidos. Em 2012, serão 38 primárias e 17 caucuses, que, juntas, distribuirão 2.286 delegados. Será candidato aquele que, na Convenção, obtiver os votos de ao menos 1.144 delegados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade