PUBLICIDADE

Estados Unidos

Cerimônia de um minuto inaugura Convenção Republicana

27 ago 2012 - 16h31
(atualizado às 17h35)
Compartilhar

A convenção republicana para nomear Mitt Romney como candidato à Presidência dos Estados Unidos foi inaugurada nesta segunda-feira com uma cerimônia simbólica em Tampa, Flórida (sudeste), suspensa logo a seguir devido à tempestade tropical Isaac. Reince Preibus, presidente do Comitê Nacional Republicano, abriu a sessão às 14h locais (15h de Brasília), diante de poucos militantes e delegados do partido.

Reince Priebus, presidente da Convenção Nacional do partido Republicano bate o martelo e abre oficialmente o evento
Reince Priebus, presidente da Convenção Nacional do partido Republicano bate o martelo e abre oficialmente o evento
Foto: AFP

Estava prevista uma pomposa inauguração no primeiro dos quatro dias de atividades deste espetáculo da política americana, no qual tradicionalmente o candidato à Casa Branca do partido é oficializado. No entanto, na ausência de um grande número de participantes devido à tormenta, Preibus realizou a cerimônia de um minuto de duração e logo suspendeu a sessão até terça-feira.

Preibus ativou os relógios projetados para ressaltar "a imprudência fiscal" da administração Obama. Um mostrava a cifra de 15,9 trilhões de dólares da dívida nacional dos Estados Unidos e o outro começava a contar a partir do zero para mostrar a quantidade da dívida acumulada durante os quatro dias da convenção. "O primeiro relógio tornará compreensível a magnitude real do problema, enquanto o segundo buscará convencer a nação do quanto nosso governo gasta no intervalo de apenas quatro dias", disse Preibus em um comunicado.

Membros do Partido Republicano detalharam as agendas para as noites de terça e quarta-feira durante a convenção que será encerrada na quinta-feira com o discurso de aceitação de Romney, depois de uma apresentação da estrela hispânica do partido Marco Rubio, senador pela Flórida de origem cubana.

Os democratas realizarão sua convenção entre 3 e 6 de setembro em Charlotte, Carolina do Norte.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade