PUBLICIDADE

Estados Unidos

Drone quase se choca com avião de passageiros nos EUA

Piloto de aeronave da American Airlines afirmou que um artefato pequeno controlado remotamente chegou perigosamente perto de seu avião

9 mai 2014 - 21h16
(atualizado em 10/5/2014 às 03h59)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Aeronave não mostrou danos quando foi inspecionada depois do incidente</p>
Aeronave não mostrou danos quando foi inspecionada depois do incidente
Foto: AP

Um avião do Grupo American Airlines quase colidiu com um veículo aéreo não-tripulado, os chamados drones, na Flórida no começo deste ano, o que ressalta o risco crescente do uso cada vez mais frequente de tais aparelhos, declarou a agência reguladora de segurança aérea dos Estados Unidos.

O piloto do avião disse às autoridades que um artefato pequeno e controlado remotamente chegou perigosamente perto de sua aeronave, a cerca de 700 metros do solo, sobre o Aeroporto Regional de Tallahassee, disse Jim Williams, gestor do Escritório de Integração de Sistemas de Aeronaves Não-Tripuladas da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).

"O piloto do avião disse que o drone estava tão perto de seu jato que ele teve certeza que tinha batido nele", afirmou Williams em uma conferência da indústria na quinta-feira.

O que a aviação aprende com os acidentes aéreos O que a aviação aprende com os acidentes aéreos

A aeronave, operada por uma subsidiária da American Airlines, não mostrou danos quando foi inspecionada depois do incidente de 22 de março, disse Williams.

Mas "o risco de um pequeno drone ser engolido pelo motor de um avião comercial é muito real", declarou ele. "Os resultados poderiam ser catastróficos".

A American Airlines disse "estar ciente do relatório publicado alegando um incidente com um de nossos voos expressos, e estamos investigando".

A empresa aérea disse que compartilhará qualquer informação com a FAA e que não fará mais comentários. O incidente foi relatado pela primeira vez pelo jornal The Wall Street Journal. A FAA não respondeu de imediato a um pedido de comentários.

Em seu discurso na Exposição de Sistemas de Pequenas Aeronaves Não-Tripuladas, Williams também mostrou vídeos de vários acidentes com drones, incluindo um no qual um drone se chocou com uma plateia durante a corrida de touros em Richmond, no Estado da Virgínia, no ano passado. O incidente foi causado por uma falha na bateria e houve feridos sem gravidade, afirmou ele.

Atualmente, a FAA proíbe o uso comercial de drones nos EUA e tem sido cada vez mais criticada por não conseguir fixar regras que permitiriam seu uso mais abrangente. No ano passado, a agência começou a estabelecer locais de teste onde as empresas podem fazer experimentos para o uso comercial.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade