PUBLICIDADE

Estados Unidos

Documentos confidenciais sobre Bin Laden são publicados na web

3 mai 2011 - 10h40
(atualizado às 11h34)
Compartilhar

Um instituto de pesquisa em Washington publicou em um site documentos confidenciais liberados pelo governo dos Estados Unidos sobre o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, assassinado por forças de elite americanas no Paquistão neste fim de semana.

Gráficos e imagens aéreas mostram onde estava Bin Laden:

Os documentos, muitos dos quais já haviam sido divulgados, estão agora reunidos no endereço www.nsarchive.org.

O Arquivo de Segurança Nacional, uma instituição não governamental da Universidade George Washington, indicou que os documentos mostram uma preocupação dos Estados Unidos com Bin Laden desde 1996, quando a CIA o considerou "um dos mais importantes patrocinadores financeiros das atividades terroristas islâmicas no mundo".

Entre os documentos liberados, há um perfil de Bin Laden de quase 400 páginas, compilado em 1999 pelo Laboratório Nacional Sandia, assim como uma conferência de agosto de 2001, intitulada "Bin Laden decidido a atacar os Estados Unidos", que utilizava uma versão alternativa de seu nome.

O aruqivo inclui um memorando fechado dois dias depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, no qual o então secretário de Estado adjunto, Richard Armitage, diz que caso Bin Laden seja responsável pelo ataque, o Paquistão deve romper todos os laços com o regime talibã e ajudar Washington a "eliminá-lo".

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretária de Estado dos EUA afirmava que a batalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da notícia simboliza a incerteza do impacto efetivo da morte de Bin Laden no presente e no futuro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade