
O dissidente chinês Chen Guangcheng chegou aos Estados Unidos às 22h30 GMT (19h30 Brasília) deste sábado, em um voo procedente de Pequim, um mês após ter escapado da prisão domiciliar em seu país. "Estou muito agradecido", declarou o militante em suas primeiras palavras no solo americano, no aeroporto de Newark, na região de Nova York. Ele destacou ainda "a calma e a moderação" do governo chinês, que permitiu sua viagem aos EUA.
Chen, um dos ativistas chineses mais conhecidos, investigou as esterilizações forçadas e abortos tardios impostos pela política de filho único na China. Sua dramática fuga para a embaixada dos Estados Unidos em Pequim, em abril passado, provocou uma crise diplomática.
O dissidente de 40 anos viajou com a mulher e seus dois filhos. O grupo deve seguir para o sul de Manhattan, onde passará sua primeira noite nos Estados Unidos em um apartamento do complexo residencial universitário Washington Square Village, disse a Universidade de Nova York (NYU).
O legislador republicano de Nova Jersey, Chris Smith, que intercedeu permanentemente no caso, comemorou o desfecho do conflito diplomático. "Os Chen finalmente poderão descansar". Seus filhos agora poderão se recuperar de um trauma emocional que nenhuma criança deveria suportar, disse Smith, presidente da subcomissão sobre Direitos Humanos da Câmara de Representantes.
Chen tocou solo americano, mas a sorte de seu irmão e sobrinho continua incerta, em tanto que seus advogados disseram que ainda não têm permissão para vê-los. Cego desde os 5 anos, Chen foi condenado a quatro anos de prisão em 2006 por denunciar programas de aborto e esterilizações forçadas contra milhares de mulheres em sua província, como parte da política do "filho único" vigente na China.
O ativista permaneceu internado no hospital Chaoyang, em Pequim, recebendo tratamento na perna que foi lesionada durante sua fuga da prisão domiciliar na cidade de Nanquim, na noite de 21 de abril. O dissidente chegou a Pequim com a ajuda de amigos ativistas e se refugiou durante seis dias na Embaixada americana, da qual saiu para ser hospitalizado.
Na última quarta-feira, Chen foi visitado no hospital de Chaoyang por funcionários do Escritório de Segurança Pública da província de Shandong, que levaram os formulários para que tanto ele como sua família solicitassem seus passaportes.
Com informações das agências AFP e EFE.
- Chen Guangcheng chegou de Pequim no aeroporto de Newark, na região de Nova York Foto: Reuters
- O dissidente agradeceu a acolhida dos Estados Unidos Foto: Reuters
- Ele precisou de ajuda para desembarcar de uma van para dar a primeira declaração em solo americano Foto: Reuters
- O dissidente de 40 anos viajou com a mulher e seus dois filhos Foto: Reuters
- Ele fugiu da prisão domiciliar na cidade de Nanquim em abril, ocasião em que lesionou a perna Foto: Reuters
- Chen investigou as esterilizações forçadas e abortos tardios impostos pela política de filho único na China Foto: Reuters