PUBLICIDADE

Estados Unidos

Delaware se torna 11º Estado dos EUA a legalizar o casamento gay

Além de Delaware, o casamento homossexual é legal em Rhode Island, Connecticut, Iowa, Massachusetts, Maryland, Maine, New Hampshire, Nova York, Vermont e Washington, além do Distrito de Columbia

7 mai 2013 - 21h22
(atualizado às 21h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Delaware se tornou nesta terça-feira no 11º Estado americano a legalizar o casamento gay, depois que o Congresso Estadual aprovou uma nova legislação e o governador, o democrata Jack Markell, a assinou.

O Senado do pequeno Estado do nordeste dos Estados Unidos aprovou hoje por 12 votos a favor e nove contra a medida, que já foi respaldada pela Câmara dos Representantes em uma votação em abril.

Markell assinou a lei assim que chegou a seu escritório e assegurou em comunicado que Delaware havia "escrito hoje um novo capítulo" em sua história e "provado que a justiça e a igualdade seguem adiante" no estado.

Até hoje, Delaware permitia as uniões civis entre casais do mesmo sexo, mas não os casamentos, em uma situação similar à de Havaí, Illinois, Nova Jersey, Nevada, Oregon e Colorado.

Segundo a lei, o casamento entre pessoas do mesmo sexo será uma realidade em Delaware a partir do dia 1º de julho e os casais que tenham recorrido às uniões civis poderão mudar seu status se desejarem. A legalização chega menos de uma semana depois que outro pequeno Estado do nordeste, Rhode Island, aprovou os casamentos homossexuais.

Além de Delaware e Rhode Island, o casamento homossexual é legal nos estados de Connecticut, Iowa, Massachusetts, Maryland, Maine, New Hampshire, Nova York, Vermont e Washington, além do Distrito de Columbia.

O casamento homossexual gera cada vez mais aceitação na sociedade americana, que espera as decisões para julho a decisão da Corte Suprema americana sobre dois casos relacionados com o assunto.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade