PUBLICIDADE

Estados Unidos

Cuba recebe membros da ETA e das Farc, diz WikiLeaks

2 dez 2010 - 12h39
(atualizado às 13h04)
Compartilhar

Cuba recebeu em seu território membros do grupo terrorista ETA e da guerrilha colombiana das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), conforme dados enviados pelos diplomatas dos Estados Unidos em Havana a Washington, vazados pelo WikiLeaks.

infográfico info wikileaks
infográfico info wikileaks
Foto: Reuters

Pelos dados do site enviados ao jornal El País, os EUA tiveram constância no ano passado da presença de terroristas da ETA e das Farc na ilha. Para os americanos, a presença dos terroristas na ilha não representa em si um motivo de alarme, pois considera "pouco provável que realizem uma operação terrorista".

Enviado em 27 de fevereiro de 2009, o documento assinala assinala que o governo de Cuba permite aos membros da ETA, das Farc e de outra organização colombiana, o Exército de Libertação Nacional (ELN), "desfrutar de descanso e relaxo, assim como de receber cuidados médicos e outros serviços".

A nota demonstra que "as atividades específicas destes grupos" são desconhecidas, mas pode "afirmar que os membros da ETA que assessoram às Farc passaram tempo em Cuba e que, inclusive, alguns têm familiares no país".

O documento explica que não viu "evidência" que Havana permita a estes "serviços de inteligência planejar em Cuba operações terroristas contra dos Estados Unidos".



EFE   
Compartilhar
Publicidade