PUBLICIDADE

Estados Unidos

Coreia do Norte poderá atacar os EUA no futuro, diz relatório

3 mai 2013 - 10h10
(atualizado às 10h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O continuado desenvolvimento de tecnologias nucleares e balísticas deixará a Coreia do Norte mais próxima do seu objetivo declarado de ser capaz de atingir os Estados Unidos com uma bomba atômica, disse um novo relatório do Pentágono entregue na quinta-feira ao Congresso norte-americano.

Esse texto, primeira versão de uma avaliação anual solicitada por lei, diz que o míssil norte-coreano Taepodong-2, que continua em desenvolvimento, poderá no futuro ser capaz de atingir parte do território continental dos EUA, transportando uma carga nuclear, caso seja configurado como míssil intercontinental balístico.

Em dezembro, a Coreia do Norte lançou um foguete em vários estágios para colocar um satélite em órbita, um avanço que, segundo o Pentágono, "contribui fortemente" para o desenvolvimento dos mísseis balísticos de longo alcance.

Além disso, o país continua aperfeiçoando suas armas nucleares, e em fevereiro testou pela terceira vez um artefato desse tipo, podendo repetir a experiência "a qualquer momento".

"Esses avanços nos sistemas de lançamento de mísseis balísticos, junto com desenvolvimentos na tecnologia nuclear ..., estão de acordo com o objetivo declarado da Coreia do Norte de ser capaz de atingir o território dos EUA", disse o relatório.

"A Coreia do Norte vai se aproximar desse objetivo, e também aumentar a ameaça que ela impõe às forças dos EUA e aliados na região, se continuar testando e devotando os escassos recursos do regime a esses programas", disse o texto.

O relatório surge em um momento delicado na região, em que os atritos entre Washington e Pyongyang só agora começam a se acalmar, após dois meses de retórica cada vez mais belicista, que pareceu deixar a península da Coreia próxima de uma guerra.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade