PUBLICIDADE

Estados Unidos

Conselho de Segurança pede mais recursos para corpos de paz

24 set 2010 - 07h28
(atualizado às 07h34)
Compartilhar

O Conselho de Segurança das Nações Unidas fez um apelo por mais recursos para os corpos de paz da organização, em uma reunião especial na qual concluiu-se que as tropas da ONU arriscam sua vida de maneira injusta.

O Conselho emitiu um comunicado no qual solicita "os recursos adequados" e uma liderança forte militar e civil.

"Estamos preocupados com a crescente brecha entre os multifacetados requisitos de missão e os recursos disponíveis para alcançá-los", declarou a secretária de Estado americana Hillary Clinton.

Hillary disse ainda que, apesar de seus "ambiciosos mandatos, as missões precisam com frequência de elementos fundamentais, de helicópteros a unidades médicas, passando por instrutores policiais, que são insuficientes"

O departamento de manutenção da paz da ONU conta com um orçamento de 7,6 bilhões de dólares para o ano fiscal 2010-2011. Dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, a China é o país que mais contribui com soldados para as missões de paz, com 14 mil efetivos mobilizados.

A Nigéria é o país que mais participa de missões no continente africano. Ao todo, 122 mil civis e militares participam em 15 missões de manutenção da paz em todo o mundo, incluindo a missão liderada pelo Brasil no Haiti (Minustah), iniciada em 2004. Desde 1948, morreram 2.820 soldados da ONU.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade