PUBLICIDADE

Estados Unidos

Conheça os principais pré-candidatos à presidência dos EUA

A votação de escolha dos representantes dos partidos deve ocorrer no início de 2016

17 abr 2015 - 15h30
(atualizado em 10/5/2015 às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Em 2016, os Estados Unidos terão um novo presidente. A escolha dos candidatos que irão concorrer a presidência acontece nas eleições primárias, prevista para o início de 2016. Nesse período, os norte-americanos vão às urnas para decidir quais candidatos representarão os partidos.

No domingo, dia 12, Hillary Clinton anunciou que estará concorrendo para representar os democratas nas eleições. No dia seguinte foi a vez de Marco Rubio anunciar sua candidatura para representar os republicanos na disputa. Eles podem assumir a presidência do país depois de dois mandatos do democrata Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Durante seus mandatos, Obama enfrentou a forte crise econômica que atingiu o país, se preocupou com a reforma nas leis de imigração e também com as políticas internacionais, como a retirada das tropas americanas do Iraque e a aproximação diplomática com Cuba, depois de 52 anos sem se relacionar com o país caribenho. A seguir, conheça melhor os principais nomes na corrida presidencial americana.

Marco Rubio

<p>Filho de imigrantes cubanos, Marco Rubio nasceu em 1971, em Miami, e viveu a realidade de quem busca uma nova vida com melhores oportunidades em outro país</p>
Filho de imigrantes cubanos, Marco Rubio nasceu em 1971, em Miami, e viveu a realidade de quem busca uma nova vida com melhores oportunidades em outro país
Foto: Carlo Allegri / Reuters

Filho de imigrantes cubanos, Marco Rubio nasceu em 1971, em Miami, e viveu a realidade de quem busca uma nova vida com melhores oportunidades em outro país. Seus pais vieram de Cuba em 1956, trabalharam muito para se estabelecer nos Estados Unidos e nunca mais foram embora.

A história da sua família parece ter sido o estímulo para o senador republicano pela Flórida lutar pela revisão do sistema de imigração do país. Um de seus principais objetivos é resgatar o “sonho americano” e tornar os Estados Unidos o país das oportunidades. Ser de família cubana pode ser uma vantagem na sua campanha pela proximidade com os eleitores latinos e também para não ficar para trás do partido democrata do atual presidente Barack Obama que, em dezembro de 2014, anunciou aproximação dos Estados Unidos com Cuba. Se eleito, pode se tornar o primeiro presidente dos Estados Unidos com origem latina.

Formado em direito pela Universidade da Flórida, Rubio atuou na Câmara de Deputados da Flórida de 2000 a 2008, onde ocupou posições de liderança e demonstrou seu grande potencial na oratória. Chegou ao Senado em 2010 e hoje, aos 43 anos, é o pré-candidato mais jovem na corrida presidencial, fato que usa como diferencial para a sua campanha ao dizer que faz parte de uma nova geração de políticos. É casado com Jeanette Dousdebes Rubio há 17 anos, com quem tem quatro filhos, e vive na cidade de West Miami, na Flórida.

Hillary Clinton

<p>Hillary Diane Rodham nasceu em 1947, no subúrbio de Chicago. O interesse pela política veio ainda no colegial, quando militava no Partido Republicano</p>
Hillary Diane Rodham nasceu em 1947, no subúrbio de Chicago. O interesse pela política veio ainda no colegial, quando militava no Partido Republicano
Foto: Rick Wilking / Reuters

Hillary Diane Rodham nasceu em 1947, no subúrbio de Chicago. O interesse pela política veio ainda no colegial, quando militava no Partido Republicano. Seus ideias políticos mudaram com a situação política americana dos anos 60, que a aproximou do Partido Democrata.

Na década de 70, cursou direito da Universidade de Yale, onde conheceu seu futuro marido Bill Clinton. Antes de se tornar primeira-dama dos Estados Unidos, Hillary se dedicou a advocacia, enquanto Bill Clinton construia sua carreira política. Em fevereiro de 1980, o casal teve sua primeira e única filha: Chelsea Clinton.

Durante os dois mandatos do marido, entre 1993 e 2001, foi uma primeira-dama ativa e de grande atuação na Casa Branca. Trabalhou para políticas de apoio a saúde infantil e para lei que incentivou a adoção de crianças com deficiência. Entre as turbulências que o casal enfrentou está o caso extraconjungal de Bill Clinton com uma estagiária da Casa Branca que veio à público no final dos anos 90.  

Depois de superar a crise, Hillary mudou-se para Nova York e foi eleita senadora pelo Estado. Pela primeira vez, uma mulher representava Nova York no Senado. Seu último cargo foi como secretária de Estado no governo de Barack Obama. Agora, aos 67 anos, Hillary Clinton quer se tornar a primeira mulher presidente dos Estados Unidos.

Ben Carson

Benjamin Carson nasceu em 1951 em um gueto de Detroit, em Michigan. Criado em família pobre, foi estimulado a ler desde pequeno pela mãe. Seu histórico de aluno exemplar na escola abriu as portas na Universidade de Yale, onde graduou-se em Psicologia em 1973. Quatro anos depois, formou-se médico pela Universidade de Michigan.

Ben Carson foi reconhecido pela CNN e pela Time Magazine como um dos 20 médicos e cientistas mais importantes dos Estados Unidos no início dos anos 2000
Ben Carson foi reconhecido pela CNN e pela Time Magazine como um dos 20 médicos e cientistas mais importantes dos Estados Unidos no início dos anos 2000
Foto: Chris Keane / Reuters

Antes de iniciar sua carreira médica, Ben trabalhou como técnico em raios X, caixa de banco, motorista de ônibus escolar, supervisor para equipes de limpeza da estrada e operador de guindaste em uma fábrica de aço. Em 1985, assumiu o comando da neurocirurgia pediátrica do Centro do Johns Hopkins Children - local onde havia feito a residência. Dois anos depois, consagrou-se ao realizar a separação de gêmeos siameses unidos pela cabeça. Pai de três filhos, fundou o Scholars Carson Fund em 1994 ao lado da esposa, Candy. O projeto premia jovens por suas realizações acadêmicas e humanitárias excepcionais.

O candidato republicano foi reconhecido pela CNN e pela Time Magazine como um dos 20 médicos e cientistas mais importantes dos Estados Unidos no início dos anos 2000. Em 2004, foi nomeado pelo então presidente George W. Bush para trabalhar no Conselho do Presidente sobre Bioética. Quatro anos depois, Carson foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade - a mais alta honraria civil concedida aos norte-americanos.

Carson escreveu oito livros, dentre eles a autobiografia Gifted Hands, que, mais tarde, virou filme com o mesmo título, protagonizado por Cuba Gooding, Jr. O premiado neurocirurgião é criticado por não ter experiência política.

Carly Fiorina

A republicana Cara Carleton Sneed nasceu em 1954. Mais conhecida como Carly Fiorina, carrega o sobrenome do segundo marido, Frank Fiorina. Formou-se na Universidade de Stanford em 1976, em história medieval e filosofia. Mais tarde matriculou-se na faculdade de direito na Universidade da Califórnia - seguindo os passos de seu pai.

Após um semestre na faculdade, tornou-se secretária em uma empresa de investimento de corretagem imobiliária em Palo Alto - situada na rua em frente à sede da Hewlett-Packard (HP). Depois de um ano na empresa, Carly mudou-se para a Itália. Em 1980, já de volta aos Estados Unidos, concluiu uma pós-graduação de negócios na Universidade de Maryland.

A republicana Carly Fiorina defende que o vício em drogas não deve ser criminalizado
A republicana Carly Fiorina defende que o vício em drogas não deve ser criminalizado
Foto: Brendan McDermid / Reuters

Carly passou a trabalhar em vendas na Bell System e, mais tarde, na AT & T. Por duas décadas, fez vendas, marketing e estratégia de trabalho para várias grandes empresas de telecomunicações. Posteriormente, fez mestrado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Em 1999, virou CEO da HP, tornando-se a primeira mulher a liderar uma empresa de tal porte, segundo o Washington Post. Carly ficou no comando da empresa por seis anos. Três anos após a saída da HP, virou assessora de John McCain quando ele concorreu à presidência dos Estados Unidos. Em 2009, mesmo diagnosticada com câncer de mama, concorreu ao Senado, sem êxito. No mesmo ano, Carly e Frank perderam a filha mais jovem dele, que ela ajudou a criar. Lori tinha histórico de alcoolismo e drogas. Recentemente, Carly declarou que o vício em drogas não deve ser criminalizado. A morte da enteada é um dos episódios citados na sua autobiografia, Rising to the Challenge, lançada no início do mês de maio.

Mike Huckabee

Michael Dale Huckabee nasceu em 1955 no Arkansas. O republicano foi o primeiro homem da sua família a concluir o equivalente ao ensino médio brasileiro. Huckabee se formou em religião na Ouachita Baptist University no ano de 1975.

Mike Huckabee participou das primárias pelo Partido Republicano em 2007, mas acabou em terceiro lugar
Mike Huckabee participou das primárias pelo Partido Republicano em 2007, mas acabou em terceiro lugar
Foto: Mike Stone / Reuters

Em 1980, tornou-se ministro batista e passou a década seguinte como pastor em várias igrejas do Arkansas. Em paralelo, era executivo em empresas locais de comunicação. Em 1989, foi eleito presidente da Convenção Batista do Arkansas. Dois anos depois, concorreu ao Senado mas não obteve êxito. No ano seguinte, venceu uma eleição especial para preencher vaga de vice-governador de Arkansas. Em 1998 e em 2002, foi reeleito para mandatos completos, trabalho que lhe rendeu o título de melhor governador dos Estados Unidos pela revista Time em 2005.

Huckabee já havia disputado as primárias pelo Partido Republicano em 2007, mas acabou em terceiro lugar. Sem deixar a política de lado, estreou um programa sobre o assunto na Fox News em 2008 e, posteriormente, comandou dois programas de rádio. A experiência na imprensa norte-americana foi suspensa ano início de 2015 para que pudesse se dedicar à campanha presidencial.

Fora das igrejas e dos estúdios, o republicano já correu maratonas e toca baixo em uma banda. É casado com Janet e tem três filhos e quatro netos.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade