PUBLICIDADE

Estados Unidos

Clinton crê que Cuba não participará da Cúpula das Américas

29 fev 2012 - 17h21
(atualizado às 18h15)
Compartilhar

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, se mostrou convencida que não há "absolutamente nenhuma intenção" de convidar Cuba para Cúpula das Américas que será realizada em abril, em Cartagena, na Colômbia.

"Não vejo absolutamente nenhuma base nem nenhuma intenção de convidar Cuba à cúpula", disse Hillary nesta quarta-feira em uma audiência perante o comitê de Relações Exteriores da Câmara de Representantes dos Estados Unidos.

Com essa afirmação, a secretária de Estado esquivou uma pergunta da congressista republicana Ileana Ros-Lehtinen sobre se os EUA rejeitariam participar da cúpula caso triunfasse a campanha para convidar Cuba, iniciada pela Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba).

O governo do presidente americano, Barack Obama, se baseia na declaração assinada na Cúpula das Américas de Québec em 2001, que estabelece que "apenas os líderes eleitos democraticamente podem ser convidados", segundo disse recentemente à Agência Efe o porta-voz para a América Latina do Departamento de Estado, William Ostick.

No entanto, a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, se mostrou disposta a buscar um consenso entre os países do hemisfério sobre a decisão de convidar Cuba, que já confirmou sua vontade de participar do fórum.

EFE   
Compartilhar
Publicidade