PUBLICIDADE

Estados Unidos

Clint Eastwood e republicanos 'moderados' apoiam casamento gay

28 fev 2013 - 22h28
(atualizado às 22h33)
Compartilhar

O ator e diretor de cinema Clint Eastwood se uniu nesta quinta-feira a uma centena de republicanos que se autodenominam moderados para pedir a Suprema Corte dos Estados Unidos que rejeite a proibição do casamento gay no estado da Califórnia.

Antigos funcionários que serviram na administração do presidente George W. Bush, entre eles o ex-subsecretário de Defesa Paul Wolfowitz, o ex-secretário de Segurança Interna Tom Ridge e o ex-secretário de Comércio Carlos Gutiérrez, se uniram a legisladores e ex-governadores para assinar uma petição.

O mais alto tribunal dos Estados Unidos deverá avaliar os argumentos contra a proibição do casamento homossexual na Califórnia no dia 26 de março, quando analisará a chamada "Proposição 8". No dia seguinte, ocorrerá uma audiência sobre a constitucionalidade de uma lei federal que define o casamento como a união entre um homem e uma mulher.

A ação, movida pela Fundação Americana pela Igualdade de Direitos, sustenta que "a Constituição proíbe negar a casais dos mesmo sexo o acesso aos direitos e responsabilidades que emanam da instituição do casamento civil".

Entre os assinantes da petição estão sete ex-governadores e membros das últimas campanhas presidenciais de Bush, Mitt Romney e John McCain.

Eastwood, um conhecido veterano militante republicano, está entre os que apoiam este documento.

"Muitos dos assinantes desta petição escrita anteriormente não apoiavam o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, enquanto que outros não têm uma posição definida no assunto (...), mas agora que vários Estados aprovaram o casamento gay, os signatários, como muitos americanos, reexaminaram as provas e suas próprias posições e concluíram que não existe uma razão legítima baseada em fatos para negar casais do mesmo sexo o mesmo reconhecimento legal disponível para casais do sexo oposto".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade