PUBLICIDADE

Estados Unidos

CIA se desculpa por espionar computadores do Senado dos EUA

Uma investigação foi aberta dentro da CIA, que poderá levar a sanções disciplinares

31 jul 2014 - 16h17
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Diretor da CIA, John Brennan, fala durante o f&oacute;rum da Comiss&atilde;o de Rela&ccedil;&otilde;es Exteriores, em Washington, nos EUA, em mar&ccedil;o</p>
Diretor da CIA, John Brennan, fala durante o fórum da Comissão de Relações Exteriores, em Washington, nos EUA, em março
Foto: Yuri Gripas / Reuters

O diretor da CIA, John Brennan, desculpou-se com os funcionários do Senado aemricano pelos registros feitos por seus agentes nos computadores de parlamentares, anunciou nesta quinta-feira um porta-voz da agência de inteligência americana.

Uma tempestade política se abateu em março passado depois da acusação de que a CIA havia espionado sem autorização os computadores usados pelos investigadores da comissão de inteligência para um relatório sobre o uso de tortura entre 2002 e 2006.

A comissão de Inteligência iniciou uma investigação em 2009 sobre o programa de interrogatórios violentos da CIA, e teve acesso a mais de seis milhões de documentos entregues pela agência. Os senadores podiam consultar esses documentos nos computadores protegidos e aos quais a CIA não deveria ter acesso, segundo um acordo entre o Senado e a agência de inteligência.

Mas, em 2010, mais de 900 páginas de documentos particularmente importantes desapareceram dos expedientes protegidos.

Entre os documentos desaparecidos, havia alguns relativos a um memorando secreto difundido pelo diretor anterior da CIA, Leon Panetta que, segundo a comissão, contradizia a posição oficial da CIA sobre torturas durante interrogatórios.

John Brennan negou na ocasião que a CIA espionasse a comissão, mas pediu ao inspetor-geral da agência que iniciasse uma investigação interna. Agora Brennan abriu uma investigação dentro da CIA que poderá levar a sanções disciplinares.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade