PUBLICIDADE

Estados Unidos

Chuvas intensas atingem Texas e deixam pelo menos 15 mortos

27 mai 2015 - 20h54
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de pessoas foram obrigadas a deixar áreas ameaçadas pelas inundações no Estado norte-americano do Texas nesta quarta-feira, já que chuvas torrenciais castigaram a região, onde pelo menos 15 pessoas foram mortas em incidentes relacionados ao clima nesta semana, incluindo seis em Houston.

Carros e casas são cobertos pela água no sudoeste de Houston, no Texas, Estados Unidos, na terça-feira. 26/05/2015
Carros e casas são cobertos pela água no sudoeste de Houston, no Texas, Estados Unidos, na terça-feira. 26/05/2015
Foto: Daniel Kramer / Reuters

Os moradores receberam ordens para deixar mais de 200 casas no condado Parker, onde o rio Brazos estava prestes a transbordar, cerca de 50 quilômetros a oeste de Fort Worth, na noite desta quarta-feira, segundo autoridades do condado.

"O rio está subindo rápido e fluindo em volumes perigosos", disse o juiz Mark Riley, do condado Parker, durante entrevista coletiva, acrescentando que abrigos estavam disponíveis.

O saldo de mortos no Texas deve aumentar, já que várias pessoas estão desaparecidas e as tempestades de raios ainda atingem as cidades de Houston e Austin, já vitimadas por enchentes.

O retorno das chuvas impedia os esforços de resgate de emergência.

"O rio vai começar a subir novamente", disse Kharley Smith, coordenador da Gestão de Emergência do condado Hays. "Vai alterar as pilhas de detritos que já foram inspecionadas."

As inundações danificaram cerca de 4 mil estruturas e afetaram o transporte em Houston, a quarta cidade mais populosa dos EUA, onde milhares de veículos estão ilhados ou imersos.

As tempestades também prejudicaram o tráfego aéreo na região, e até as 17h30 (horário local) desta quarta-feira cerca de 240 voos haviam sido cancelados em aeroportos de Dallas e de Houston, alguns dos mais movimentados do país.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de enchentes para partes do norte do Texas e grandes áreas de Oklahoma.

(Reportagem adicional de Lisa Maria Garza, em Dallas; de Jim Forsyth, em San Antonio; de Heide Brandes, em Oklahoma City; e de Amanda Orr, em Houston)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade