PUBLICIDADE

Estados Unidos

China convenceu Snowden a deixar Hong Kong, dizem fontes

24 jun 2013 - 08h55
(atualizado às 10h01)
Compartilhar

A China preparou um voo para o fugitivo norte-americano Edward Snowden deixar Hong Kong no fim de semana para evitar uma batalha de extradição que poderia constranger Pequim e Washington, disseram várias fontes nesta segunda-feira.

Snowden, um ex-prestador de serviço da Agência de Segurança Nacional dos EUA procurado por ter revelado os programas secretos de vigilância do governo norte-americano, voou para Moscou no domingo e pediu asilo no Equador.

"Cem por cento (de certeza) que houve comunicação entre Hong Kong e o governo central (chinês) a respeito de como lidar com Snowden", disse uma fonte em Pequim com conhecimento direto do caso à Reuters, pedindo anonimato para evitar repercussões por falar com um repórter estrangeiro.

"A China não queria ofender os Estados Unidos e estava feliz com a saída de Snowden", disse a fonte. A fonte no entanto disse que não sabia se houve contato direto entre qualquer autoridade de Pequim e o fugitivo americano.

Um advogado de Snowden disse que Snowden foi orientado a fugir de Hong Kong por um intermediário que afirmou representar o governo local, mas que provavelmente estava agindo em nome de Pequim.

O advogado Albert Ho, que também é um parlamentar de Hong Kong crítico à China, disse a jornalistas ter sido abordado por Snowden há vários dias, e que o americano havia buscado garantias do governo de Hong Kong sobre se ele poderia deixar a cidade, caso optasse por isso.

Ho disse acreditar que o intermediário estava agindo sob as ordens de Pequim.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade