PUBLICIDADE

Estados Unidos

Atentado em Boston: após críticas, chefe dos bombeiros pede demissão

3 jun 2013 - 19h19
(atualizado às 19h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem divulgada pelo FBI na quinta, 18 de abril: a Polícia Federal americana chama dos dois homens de suspeito nº 1, boné preto, e suspeito nº 2, boné branco
Imagem divulgada pelo FBI na quinta, 18 de abril: a Polícia Federal americana chama dos dois homens de suspeito nº 1, boné preto, e suspeito nº 2, boné branco
Foto: AP

O chefe dos bombeiros de Boston, Steve Abraira, renunciou ao cargo nesta segunda-feira, dando como motivo as críticas feitas publicamente por subordinados à resposta da corporação aos atentados na maratona da cidade.

Bombeiros sob o comando de Abraira se queixaram numa carta ao prefeito de que seu chefe não conseguiu assumir o comando da situação quando chegou à linha de chegada da corrida, em 15 de abril, depois da explosão de duas panelas de pressão contendo bombas em meio a milhares de pessoas. Três pessoas foram mortas e 264 ficaram feridas.

Abraira disse ter seguido a "prática aceita nacionalmente" de permitir que seus subordinados continuassem a dirigir a reação ao atentado. "Os ataques infundados por parte de chefes-adjuntos, especialmente a sua atitude de tornar isto uma questão de debate público, ao vazarem sua carta de 26 de abril para a imprensa, tornaram impossível para mim continuar a fazer o meu trabalho", afirmou Abraira na carta de renúncia.

A polícia federal (FBI) responsabilizou pelo atentado dois irmãos da Chechênia que viviam em Cambridge, Estado de Massachusetts. O mais jovem deles, Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, está se recuperando no hospital de uma prisão, após ser acusado de crimes que podem resultar na pena de morte. Seu irmão Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, morreu em um tiroteio com a polícia dias após o atentado. Tamerlan constava de um banco de dados do governo dos EUA de potenciais suspeitos de terrorismo.

Os Estados Unidos tinham sido duas vezes alertados pela Rússia que ele poderia ser um militante islâmico, de acordo com autoridades norte-americanas da área de segurança.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade