PUBLICIDADE

Estados Unidos

Chávez dá livro sobre América Latina a Obama

18 abr 2009 - 10h32
(atualizado às 11h53)
Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, presenteou com um livro o líder americano, Barack Obama, antes da reunião que será realizada na manhã deste sábado, entre presidente dos EUA e os governantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). De acordo com a CNN, o livro é um exemplar de As veias abertas da América Latina e estaria autografado pelo autor, o uruguaio Eduardo Galeano.

Barack Obama recebe das mãos de Hugo Chávez o livro Veias abertas da América Latina
Barack Obama recebe das mãos de Hugo Chávez o livro Veias abertas da América Latina
Foto: EFE

Fontes da presidência venezuelana informaram que Chávez deu a Obama uma edição em inglês deste ensaio sobre o saque dos recursos naturais que sofrido pelo subcontinente latino-americano do século XV até o fim do século XX. O livro é citado com freqüência por Chávez.

O gesto é mais um sinal de aproximação entre os dois líderes, de acordo com a ANSA, cujas presenças em Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago, geravam expectativas quanto a um eventual enfrentamento de discursos.

Obama declarou que além de "muito o que aprender", tem "muita vontade de ouvir" os líderes da União de Nações Sul-americanas (Unasul).

O começo do encontro foi marcado por um tumulto envolvendo os jornalistas que tentavam entrar na sala. Na confusão, alguém acabou deixando o local às escuras, e Obama, brincando, perguntou: "Rapazes, quem apagou a luz?".

Ontem, antes do início da sessão de abertura da Cúpula das Américas, ambos se cumprimentaram com um aperto de mãos e sorrisos. Dirigindo-se a Obama, Chávez afirmou que com a mesma mão, há 8 anos, havia cumprimentado George W. Bush. "Quero ser seu amigo", complementou.

O venezuelano chegou para a reunião da Unasul com uma de suas habituais camisas vermelhas e ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já Obama, de terno, ficou próximo da mandatária chilena, Michelle Bachelet.

Segundo informações divulgadas pelo governo chileno, que exerce a presidência da Unasul, a reunião de hoje deverá tratar principalmente do impacto da crise econômica internacional na região.

Com informações da EFE e AFP.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade