PUBLICIDADE

Estados Unidos

Centenas de crianças imigrantes passarão Natal em centros de detenção nos EUA

23 dez 2015 - 23h56
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de mães e crianças centro-americanas passarão este Natal em frios e pouco acolhedores centros de detenção, enquanto cerca de 600 menores que cruzaram sozinhos a fronteira terão uma "Noite Feliz" em albergues juvenis.

Embora para muitas crianças o Natal seja a melhor época do ano onde se reúnem com sua família para jantar e abrir seus presentes, para centenas de menores e famílias imigrantes este será um Natal no qual ficarão fechados em um centro de detenção, sob a custódia de autoridades migratórias a quilômetros de distância de seus lares, por terem cruzado a fronteira ilegalmente.

"Eles (os detidos) nos perguntam se achamos que poderão passar o Natal com sua família, mas é uma coisas para a qual não temos a resposta, porque cada caso tem um tempo diferente, o que sabemos é que muitos passarão o Natal em um centro de detenção, as mães com seus filhos", disse à Efe Ian Philabaum, representante do projeto CARA.

Essa iniciativa agrupa a Associação Americana de Advogados de Imigração (AILA) e outras organizações que oferecem ajuda legal para representar e defender as famílias nos centros residenciais Dilley e Karnes, no Texas.

"Não sabemos se terão uma celebração ou se não farão nada para eles. Sabemos que os oficiais sabem que o dia 24 é uma data importante para eles, muitos conservam a esperança de sair até o Natal", acrescentou Philabaum, assinalando que há cerca de 1.200 pessoas, mães com crianças, detidos nos centros.

Outros como a Rede Católica Legal de Imigração (CLINIC) considerou que este será um Natal frio para todas as crianças e famílias que deverão passar a noite acomodados em frias celas à espera de que seu caso seja escutado por um juiz e ter uma oportunidade de permanecer no país, enquanto outros comemorarão em seus lares com jantares e presentes.

"O advento e a temporada do Natal trará muitas lembranças de Maria e José, sua luta para encontrar um local para o nascimento de seu filho Jesus. Inclusive, mais pertinente com a história dos que cruzam a fronteira hoje, é a história que a igreja lembra da fuga da sagrada família para o Egito", disse à Efe Jeanne Atkinson, diretora-executiva da CLINIC.

Atkinson assinalou que as famílias que estão chegando ao país e que permanecem detidas nos centros de detenção no Texas, vêm na busca de refúgio fugindo das gangues, da pobreza e de outras ameaças em seus países de origem e da mesma forma que José e Maria merecem um lugar de segurança, amparo e refúgio.

O Escritório de Controle de Imigração e Alfândegas (ICE), que tem sob sua responsabilidade os centros residenciais familiares, enviou um comunicado à Efe dizendo que as famílias terão uma celebração do Natal dentro destes centros.

"O ICE organizou um calendário de vários eventos para os dias de festa para as famílias que estão nos centros residenciais. As atividades da temporada programados incluem um programa natalino para as crianças e uma visita de Papai Noel que vai tirar fotos e distribuirá presentes. Os residentes também terão a opção de participar de um serviço religioso no dia do Natal", assinalou um comunicado do órgão migratório.

As organizações religiosas no Texas e representantes de consulados centro-americanos no Arizona recolheram donativos para entregar presentes às crianças nos albergues e fazer deste Natal um pouco mais agradável, apesar das circunstâncias difíceis.

Para isto, o governo entregou uma lista específica dos presentes que as crianças podem receber.

Enquanto isso, o governo segue de perto o movimento de migração de crianças sozinhas e famílias pela fronteira sul, especialmente por Texas e Arizona.

"Estamos monitorando os números para saber se é necessário abrir o (albergue) da Califórnia. Até agora não temos data para isso, tudo depende de como vai ser o fluxo", declarou à Efe Andrea Helling, diretora de Comunicação do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Helling assinalou que na sexta-feira passada aumentou para 700 a capacidade de um dos albergues provisórios abertos no Texas, onde já há cerca de 500 crianças.

Ela acrescentou que abriram outra instalação em Sabino Creek Ranch, um acampamento de verão dirigido por membros de uma igreja cristã, onde abrigarão até 300 crianças.

"Este é somente a segunda instalação temporária que estamos abrindo", disse Helling.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade