PUBLICIDADE

Papa Francisco

Católicos latinos dos EUA comemoram a escolha do novo papa

14 mar 2013 - 02h43
(atualizado às 03h53)
Compartilhar
Exibir comentários
As imediações da famosa Catedral de São Patrício reuniram muita gente, sobretudo imigrantes e turistas latino-americanos, que acompanhavam com atenção o anúncio do sucessor de Bento XVI
As imediações da famosa Catedral de São Patrício reuniram muita gente, sobretudo imigrantes e turistas latino-americanos, que acompanhavam com atenção o anúncio do sucessor de Bento XVI
Foto: EFE

Milhões de católicos dos Estados Unidos, grande parte deles latina, receberam nesta quarta-feira com surpresa e satisfação a escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como o papa Francisco, já que se trata do primeiro Pontífice latino-americano na história da Igreja Católica.

"Os bispos dos EUA e os fiéis de nossas 195 dioceses rezamos por nosso novo líder e lhe prometemos lealdade", indicou, pouco após o anúncio, o presidente dos bispos americanos e cardeal de Nova York, Timothy Dolan.

As imediações da famosa Catedral de São Patrício reuniram muita gente, sobretudo imigrantes e turistas latino-americanos, que acompanhavam com atenção o anúncio do sucessor de Bento XVI.

"São emoções muito grandes as que estamos vivendo", disse à Agência EFE o argentino Fernando Bloen, para quem a escolha de um latino-americano demonstra que estão ocorrendo "mudanças no mundo e que há muitas expectativas para o nosso futuro".

Grande parte dos mais de 70 milhões de católicos que vivem nos EUA (25% da população) é latina, uma comunidade que contribuiu para o avanço do catolicismo no país, algo que não passou despercebido pelos líderes das arquidioceses com mais presença desse contingente.

Desta forma, o arcebispo de Los Angeles, o mexicano José Gómez, assegurou à EFE que a escolha de Francisco "é uma chamada à responsabilidade do povo hispânico na vida da Igreja".

Em Miami, outro dos locais com maior concentração latina, o arcebispo Thomas Wenski celebrou a eleição de "um papa americano" e disse ser "natural" que o novo pontífice proceda da América Latina.

"A América Latina é o continente da esperança e onde temos o maior crescimento de católicos no mundo. À medida que o peso do cristianismo migra em direção a essa região devido à secularização da Europa, podemos ver que a América Latina era o lugar de origem natural do novo papa", defendeu.

Em Chicago, os fiéis latinos também comemoraram a eleição de Francisco e disseram que sua origem latino-americana pode levar mudanças à Igreja Católica.

"A comunidade latina deve estar orgulhosa de ter um papa", disse à EFE o sacerdote Thomas Boharic, que acrescentou que os fiéis de sua paróquia, no oeste de Chicago, devem ter noção da importância dessa escolha para a história da Igreja, onde "há mais gente que fala espanhol que outros idiomas".

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade