PUBLICIDADE

Estados Unidos

Caso Wikileaks: Manning era um soldado politizado, diz testemunha

5 jun 2013 - 18h04
(atualizado às 19h55)
Compartilhar

Bradley Manning não escondia sua tendência política e se destacava como um excelente conhecedor de informática, disse nesta quarta-feira sua chefe no Exército, no terceiro dia do julgamento contra o analista de inteligência que vazou milhares de documentos secretos para o Wikileaks.

Acusado de colaborar com o inimigo, neste caso a Al-Qaeda, Manning, de 25 anos, assinou um acordo de confidencialidade e passou a processar informação sobre as guerras do Iraque e Afeganistão.

Jihrleah Showman trabalhou com Manning no Iraque, em 2009, e foi sua supervisora em uma base do leste de Bagdá.

"Ele me disse que era muito habilidoso com os computadores. Que não tinha nada que não soubesse fazer com um computador", disse Showman diante da corte marcial de Fort Meade, em Maryland.

"As senhas não eram complicadas e conseguiu passar por elas", afirmou, acrescentando: Ele era "a única pessoa que eu conhecia que sabia de computadores" e conseguia resolver esses problemas.

Ao ser interrogada pelo advogado civil da defesa de Manning, David Coombs, sobre se o acusado era "muito político" e se poderia ser classificado como um "extremista democrata", Showman respondeu que "sim".

Showman reconheceu o excelente trabalho de Manning em Bagdá e disse ter feito parte do grupo de soldados que assistiu ao vídeo do chamado "assassinato colateral". Nessa gravação, dois helicópteros Apache disparam contra pelo menos 12 pessoas em Bagdá, enquanto os pilotos gritam "morte aos bastardos".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade