0

Caso NSA: FBI inicia investigação penal contra Edward Snowden

13 jun 2013
12h04
atualizado às 12h57
  • separator
  • comentários

O diretor do FBI, Robert Mueller, confirmou nesta quinta-feira que teve início uma investigação penal contra Edward Snowden, o ex-funcionário da CIA que vazou informações sobre programas de inteligência do país.

Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Foto: AP

"É alvo de uma investigação penal em andamento. Estes vazamentos causaram danos importantes ao nosso país e a nossa segurança. Tomamos todas as medidas necessárias para que esta pessoa seja responsabilizada por estes vazamentos", declarou Mueller em uma audiência na Câmara de Representantes.

Esta é a primeira confirmação de que o governo americano está investigando Snowden, um especialista em informática de 29 anos que confessou ter vazado informações sobre os programas de espionagem.

Snowden, que era funcionário de uma empresa que prestava serviços para a Agência de Segurança Nacional (NSA), se encontra atualmente em Hong Kong e afirmou que lutará contra qualquer tentativa dos Estados Unidos de extraditá-lo.

Mueller defendeu os programas de monitoramento dos registros telefônicos e de comunicações pela internet, ao assegurar que foram aprovados por um juiz e que são conformes à Constituição.

Acrescentou que o governo estava determinado a garantir o direito à privacidae e as liberdades civis, mesmo que continue empenhado em prevenir possíveis ataques terroristas contra os Estados Unidos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade