PUBLICIDADE

Estados Unidos

Casa Branca sabia da investigação da Receita, mas blinda Obama

20 mai 2013 - 18h49
(atualizado às 19h42)
Compartilhar

No final de abril, membros do círculo mais próximo de Barack Obama já estavam informados da iniciativa de fiscais da Receita Federal americana de investigar grupos conservadores, mas o presidente soube apenas mais tarde, garantiu a Casa Branca nesta segunda-feira.

O porta-voz da presidência dos Estados Unidos, Jay Carney, afirmou ainda que "ninguém neste edifício (a Casa Branca) interveio em uma investigação independente em curso" sobre esses fatos, que, segundo ele, terminou em maio de 2012.

"A diretora do serviço jurídico da Casa Branca, Kathy Ruemmler, soube (...) em 24 de abril que o inspetor geral estava terminando sua investigação" sobre atos de funcionários do Fisco, no âmbito de uma "comunicação de rotina", explicou Carney.

Ruemmler "informou o secretário-geral da Casa Branca (Denis McDonough) e outros membros da equipe presidencial", contou Carney, mas o próprio Obama foi informado em 10 de maio, quando os fatos apareceram na imprensa.

Para gozar do status fiscal de isento, reservado às organizações sem fins lucrativos, e que lhes permite não revelar seus doadores, vários grupos conservadores apresentaram pedidos ao Internal Revenue Service (IRS), a partir de 2009.

Em 10 de maio, a Receita admitiu que dezenas dessas associações foram selecionadas para uma operação de "pente fino", com uma investigação mais profunda e detalhada, o que não ocorreu com os grupos de esquerda.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade