PUBLICIDADE

Estados Unidos

Casa Branca diz que Rússia tem bases legais para expulsar Snowden

25 jun 2013 - 15h45
(atualizado às 16h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

A Casa Branca afirmou nesta terça-feira que existe uma base legal para que a Rússia expulse Edward Snowden, ex-analista de inteligência procurado pelos Estados Unidos, depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter rejeitado as solicitações de Washington.

"Apesar de não termos um tratado de extradição com a Rússia, há, no entanto, uma clara base legal para que Snowden seja expulso", disse à AFP a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Caitlin Hayden.

Hayden explicou que Snowden, que está na zona de trânsito do aeroporto de Moscou - aonde chegou no domingo depois de deixar Hong Kong -, pode ser expulso da Rússia com base em seus documentos para viajar e nas acusações contra ele.

"Por isso, estamos pedindo que o governo russo inicie ações legais para expulsar Snowden o mais rápido possível e com base na forte cooperação entre as forças de ordem que tivemos, principalmente desde os atentados na Maratona de Boston", acrescentou a porta-voz.

Putin disse nesta terça que a Rússia extradita estrangeiros apenas para países que tenham tratados de extradição, e ressaltou que este não é o caso dos Estados Unidos.

Hayden também afirmou que a Casa Branca havia concordado com o presidente Putin de que este assunto não deve ter um impacto negativo nas relações entre os dois países.

Os Estados Unidos tentam por todos os meios deter Snowden, acusado pelo vazamento de dados sobre a espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) e sobre sua ampla rede de monitoramento de ligações telefônicas e da internet no país e no exterior.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade