PUBLICIDADE

Estados Unidos

Caçador de tornados arriscava a vida para salvar os outros, diz irmão

Tim Samaras morreu na passagem de um tornado pela cidade de El Reno, Oklahoma

3 jun 2013 - 14h01
(atualizado às 14h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Tim Samaras, um dos principais caçadores de tempestades dos Estados Unidos, morreu na sexta-feira durante a passagem de um tornado pela localidade da cidade de El Reno, em Oklahoma. Samaras, 55 anos, era o fundador da empresa Twistex, que pesquisava este tipo de fenômeno. 

"Ele vai ser lembrado principalmente como alguém que tentou ajudar a salvar vidas", disse Jim Samaras, irmão de Tim, à Reuters, afirmando que seu irmão tinha feito muita pesquisa e trabalho inovador com sondas e outros instrumentos colocados no caminho de tornados para coletar dados. "Ele morreu fazendo o que amava e, literalmente, colocou sua vida em risco para salvar os outros", disse ele.

O caçador de tornados morreu junto com dois de seus companheiros: seu filho Paul, 24 anos, e Carl Young, 45 anos, um meteorologista da Twistex. Tim Samaras era considerado um profissional cauteloso motivado mais por uma paixão pela pesquisa do que pela adrenalina. 

"Tim era o melhor que havia e a última pessoa que você poderia pensar a quem isso aconteceria", disse Tony Laubach, fotojornalista que caçava tornados com Samaras desde 2007. "Isso vai trazer todo mundo para a realidade. Muitas caçadas tem sido muito, muito descuidadas, e Tim não era uma pessoa descuidada. Ele era tão ágil e habilidoso como uma pessoa poderia ser. 

Em entrevistas, Samaras disse que sua paixão por tornados começou com o filme "O Mágico de Oz", obra na qual a personagem principal é levada para outro mundo por um tornado. "Aquele tornado era a melhor parte do filme. Eu fui cativado para o resto da minha vida", disse Samaras em uma entrevista ao Weather Channel em 2009. 

Samaras e sua equipe Twistex fizeram parte do elenco do programa de televisão "Storm Chaser", exibido pela rede Discovery Channel entre 2007 e 2012. Eles participaram das três últimas temporadas do show. 

Cinco tornados tocaram o chão no centro de Oklahoma provocando a morte de pelo menos 16 pessoas.Como de costume, os chamados caçadores de tempestade acompanham de perto a tempestade para medir seu poder, colher dados e captar vídeos para alimentar o apetite da televisão e Internet por imagens dramáticas.

Com informações da agência Reuters e do jornal The Independent

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade