PUBLICIDADE

Brasileiro 'O Som ao Redor' recebe três indicações a prêmio em NY

12 dez 2012 - 17h52
(atualizado às 23h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O filme brasileiro O Som ao Redor lidera com três indicações, ao lado do argentino O Estudante, a lista de 16 filmes latinos que irão concorrer na terceira edição do Prêmio Cinema Tropical, que será entregue em Nova York em 15 de janeiro de 2013.

O premiado 'O Som ao Redor' tem direção de Kléber Mendonça Filho
O premiado 'O Som ao Redor' tem direção de Kléber Mendonça Filho
Foto: Divulgação

Os 16 filmes indicados, procedentes do México, Argentina, Chile, Equador e Brasil, concorrem nas categorias de Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário, Melhor Diretor de Ficção, Melhor Diretor de Documentário e Melhor Estreia.

Concorrem ao prêmio de Melhor Filme de Ficção os longas brasileiros Heleno, de José Henrique Fonseca, e O Som ao Redor, de Kléber Mendonça Filho, o argentino O Estudante, de Santiago Mitre, o mexicano Os Últimos Cristeiros, de Matías Meyer, e o chileno Verão, de José Luis Torres.

Por outro lado, na seção documentário, concorrem os mexicanos Calor, de José Álvarez, e Cuates de Australia, de Everardo González, o equatoriano Com o meu Coração em Yambo, de María Fernanda Restrepo, o brasileiro Olhe Para Mim de Novo, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman, e o chileno O Salva-Vidas, de Maite Alberdi.

Tanto O Estudante como O Som ao Redor concorrem também nas categorias de Melhor Diretor de Ficção e de Melhor Estreia, por isso acumulam três indicações e se tornam os principais filmes que concorrem aos prêmios.

"Este foi outro ano excelente para o cinema latino-americano e o fato de que vários filmes indicados sejam os primeiros de alguns diretores, é um testemunho do grande talento cinematográfico que está surgindo na América Latina", destacou o co-fundador e diretor do Prêmio Cinema Tropical, Carlos Gutiérrez.

Os ganhadores desta terceira edição, que inclui filmes estreados entre abril de 2011 e março de 2012, serão anunciados em 15 de janeiro, em cerimônia que acontecerá na sede do jornal The New York Times.

Cinema Tropical, fundado em Nova York em 2001, é o principal distribuidor e programador de cinema latino-americano nos Estados Unidos, país que teve sucessos de bilheteria com os filmes Amores Brutos, de Alejandro González Iñarritu, e E Sua Mamãe Também, de Alfonso Cuarón.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade