PUBLICIDADE

Estados Unidos

BP dá início a operação para tapar poço de petróleo no Golfo

26 mai 2010 - 15h39
(atualizado às 18h01)
Compartilhar

A petroleira britânica BP iniciou nesta quarta-feira uma complexa operação chamada "top kill" ("matar por cima") para selar o poço petroleiro que está causando um desastre ecológico no Golfo do México, disse um de seus porta-vozes à AFP.

Imagem de vídeo mostra o equipamento usado pela BP para tentar conter o vazamento
Imagem de vídeo mostra o equipamento usado pela BP para tentar conter o vazamento
Foto: AP

O porta-voz leu o comunicado após funcionários do governo americano terem aprovado o início da arriscada operação em águas profundas. "A BP deu início à 'top kill'", afirmou o porta-voz.A empresa pretender fechar o vazamento mediante a injeção de um fluido pesado.

"As operações tiveram início às 14h GMT (11h de Brasília)", informou, por sua vez, uma declaração da empresa enviada à AFP.

A operação foi iniciada após receber sinal verde nesta quarta-feira da Guarda Costeira dos Estados Unidos. O órgão disse ter aprovado a operação após as consultas realizadas com cientistas do governo.

Nos últimos dias, a BP ressaltou que este tipo de operação nunca foi feita a profundidades de 1,5 mil m e assinalou que as possibilidades de êxito oscilam entre 60% e 70%.

Segundo estimativas, o poço que a BP tentará fechar libera cerca de 800 mil l diários de petróleo ao mar desde a explosão em 20 de abril da plataforma Deepwater Horizon operada pela empresa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade