PUBLICIDADE

Estados Unidos

Boston: testemunhas descrevem com horror os minutos seguintes às bombas

16 abr 2013 - 00h10
(atualizado às 00h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O que era para ser um dia de festa e esporte se transformou em um acontecimento trágico para os participantes e torcedores presentes nesta segunda-feira à maratona de Boston, cenário de um ataque a bomba cujo autor e motivações ainda se desconhecem.

Corredores e torcedores reviveram com horror, em declarações à imprensa, as duas explosões que, separadas por 12 segundos de intervalo, sacudiram a linha de chegada. Até o momento, foi confirmado que três pessoas morreram, entre elas uma criança de 8 anos, e mais de 100 ficaram feridas.

"Havia sangue por todas as partes. Vi uma perna e algumas pessoas com os ossos saindo de suas peles", declarou ao jornal local The Boston Oscar Otero, que se encontrava a poucos metros das explosões.

Um dos corredores peruanos que participaram da maratona disse que a explosão foi "muito terrível, porque houve gente literalmente voando pelos ares", segundo declarou à Radio Programas del Perú. "Eu estava com nossa compatriota Jessica Márquez e depois da explosão a única coisa que fizemos foi tentar ajudar as pessoas feridas", disse Oliver Landeo à emissora desde Boston.

Na linha de chegada estava Al Ghilardi, um fotógrafo da associação de atletas de Boston, que, segundo contou ao Boston Globe, viu um brilho vermelho e posteriormente uma coluna de fumaça branca, minutos nos quais teve a sensação de que o tempo parou. "Passaram alguns segundos até que as pessoas se deram conta do que estava acontecendo", assinalou.

Outra das testemunhas, Dave Benson, que estava na arquibancada da rua na qual aconteceu a explosão, assinalou ao jornal que, a princípio, pensou que se tratava de uma celebração final com fogos de artifício, mas "então vi uma grande coluna de fumaça e gente caindo".

"Escutamos um barulho e foi possível ouvir vidros quebrados", disse Andrea George, que também se encontrava no lugar, e assegurou que "todo o mundo começou a correr em diferentes direções".

"Se acontecesse 30 segundos antes, estaríamos no hospital agora", disse à NBC Bob Miller, que passou pelo local pouco antes com sua sobrinha e o namorado dela, a caminho de uma partida de beisebol, e parou para incentivar os corredores.

Foto: Terra

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade