PUBLICIDADE

Estados Unidos

Boston: teorias falam em premonição, suspeito no telhado e até atentado falso

Na internet, usuários anônimos e verdadeiros divulgam teorias conspiratórias sobre as explosões na Maratona de Boston

16 abr 2013 - 16h37
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários

De um ataque falso promovido pelo próprio governo dos Estados Unidos, passando por suspeitos no telhado e até premonições de desenho animado. As teorias da conspiração tomam conta da internet desde a tarde da última segunda-feira, logo após as duas explosões que mataram três pessoas e feriram quase 200 na chegada da Maratona de Boston, nos Estados Unidos.

Os boatos sobre o ataque, cuja autoria não foi reivindicada nem confirmada, começaram a aparecer meia hora após o fato. O apresentador de rádio Alex Jones é um dos principais propagadores das versões conspiratórias. Usando as redes sociais – Twitter e Facebook – e seus sites, ele alega que o próprio governo americano teria perpetrado os ataques para “tirar nossas liberdades civis”.

Imagens incríveis mostram explosão das bombas em Maratona:

Os defensores dessa teoria conspiratória usam desde imagens até vídeos para embasar seus argumentos. De acordo com eles, muitas das vítimas que aparecem nas fotos divulgadas para o mundo por diversas agências de notícias mostrariam, na verdade, “atores” contratados pelo governo.

Uma das imagens que mais causaram polêmica desde as explosões foi divulgada pela agência Associated Press e mostra uma das vítimas, depois identificada como Jeff Bauman, sendo resgatada por voluntários e bombeiros com as duas pernas dilaceradas. A semelhança de Bauman com o soldado americano Nick Vogt, que perdeu as duas pernas no Afeganistão, despertou dúvida entre os adeptos dessas teorias.

Obama: "vamos achar os responsáveis por atentado em Boston":

Uma montagem reunindo a foto que mostra Bauman sendo resgatado e outras do soldado foi compartilhada nas redes sociais com uma mensagem afirmando que se trataria da mesma pessoa.

Outros dizem que o desenho animado Family Guy teria previsto os ataques. Um usuário do Twitter identificado como "O revolucionário" questionou como um episódio do mês passado supostamente fazia referência às explosões e postou um vídeo, já retirado do ar pelo YouTube.

Mas a imagem mais compartilhada desde os ataques não se trata exatamente de uma teoria. Uma foto em baixa qualidade mostra um homem posicionado no telhado do prédio localizado em frente do local onde as bombas explodiram. A foto começou a ser divulgado pelo usuário identificado como "Darth Fawkes" no Twitter, cuja conta foi suspensa.

Em uma entrevista coletiva das autoridades policiais na manhã desta terça-feira, um jornalista perguntou sobre a imagem e ouviu como resposta que trata-se de apenas um homem assistindo a maratona do seu telhado.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade