PUBLICIDADE

Estados Unidos

Boston promete realizar maratona memorável 1 ano após ataque

Um ano após atentado que chocou a maratona mais antiga do mundo, Boston se prepara para a 118ª edição da competição, que contará com 36 mil corredores e segurança reforçada; cidade quer celebrar o evento com orgulho, não com tristeza

14 abr 2014 - 18h48
(atualizado em 15/4/2014 às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: AP

"Boston Strong" (“Boston Forte”): assim pode ser resumido o sentimento dos cidadãos bostonianos neste 15 de abril de 2014, data que marca o primeiro aniversário do atentado à uma das mais tradicionais maratona do mundo.

<p>Organizadores do evento cuidam dos últimos detalhes, dias antes da maratona de 2014, que será realizada no dia 21 de abril</p>
Organizadores do evento cuidam dos últimos detalhes, dias antes da maratona de 2014, que será realizada no dia 21 de abril
Foto: Reuters

Se há alguma certeza é a de que os bostonianos ficaram ainda mais unidos após o atentado terrorista que matou três pessoas e deixou mais de 200 feridas há exatamente um ano. O lema que surgiu, dias após o atentado terrorista em 2013, volta a permear o local e as pessoas no primeiro aniversário da maior tragédia que a cidade já vivenciou. Se Boston estava forte em 2013, o atentado só a fortaleceu ainda mais para 2014.

Desde a tragédia de 15 de abril, a população ainda cultua e homenageia seus herois. 36 mil pessoas devem disputar, em 21 de abirl deste ano, a maratona mais antiga do mundo, com o pensamento em Martin Richard, Krystle Campbell e Lu Lingzi, que perderam suas vidas enquanto participavam de um dos mais tradicionais eventos esportivos do planeta. Mais do que cruzar a linha de chegada, o objetivo dos maratonistas, nesta edição, será mostrar que nada, nem ninguém, pode destruir a paixão e a união de um povo.

<p>Milhares de pessoas se reuniram na linha de chegada da Maratona de Boston, no último sábado, 12 de abril, para uma sessão de fotos da revista Sports Illustrated, antes do aniversário de um ano do atentado</p>
Milhares de pessoas se reuniram na linha de chegada da Maratona de Boston, no último sábado, 12 de abril, para uma sessão de fotos da revista Sports Illustrated, antes do aniversário de um ano do atentado
Foto: AP

Três mil pessoas - incluindo vítimas das bombas de 2013 e o prefeito de Boston, Marty Walsh - se uniram no último sábado, 12,  na linha de chegada da maratona para posar para uma foto histórica, e que estampará a capa de uma importante revista de esportes. Na ocasião, Marc Fucarile, que perdeu uma perna no atentado, contou ao site www.wcvb.com que estava orgulhoso: “Nós somos fortes, nos recuperamos, não importa do que seja".

“Não há um dia em que eu não pense nas vítimas, nas suas famílias e no que aconteceu. Este incidente uniu a cidade e isso mostrará como estamos juntos nessa e como estamos fortes”, disse o maratonista Erry Rufo, que correrá este ano pela 9ª vez consecutiva.

Para fortalecer essa corrente, à Associação Atlética de Boston anunciou que vários vencedores da maratona da cidade participarão dos eventos que fazem parte da 118ª edição da competição para honrar as vítimas de 15 de abril de 2013. Joan Neboiut Samuelson, campeão em 1979 e 1983, e Amby Burfoot, campeão de 1968, são dois dos que se juntarão aos 36 mil maratonistas de 2014.

Segurança reforçada

Como não podia ser diferente, o evento deste ano traz mudanças importantes, principalmente no que diz respeito à segurança.

Não será permitido o uso de bolsas nas áreas próximas à linha de largada, em Hopkinton, e à linha de chegada, em Boston, bem como ao longo do seu trajeto de 42,195 quilômetros. O uso do acessório também não será autorizado dentro dos ônibus que farão o percurso entre as duas cidades. No final da prova, a Associação Atlética de Boston fornecerá uma capa térmica aos corredores.

Uma bolsa plástica será distribuída no dia do evento para que os maratonistas possam carregar uma muda de roupa – sapatos, calças, camiseta e jaqueta – no final da prova. Pessoas que se aproximarem dos locais reservados à competição poderão ser revistados e ter seus pertences levados para inspeção da Associação e de membros da segurança do evento.  

Constam ainda na lista de objetos proibidos: recipientes de vidro, carrinhos de criança, malas, coletes com qualquer tipo de bolso, e fantasias que cubram o rosto, entre outros objetos.

O atentado  

Eram 15h50 (horário de Brasília) de 15 de abril de 2013, quando a primeira bomba explodiu em meio à multidão que acompanhava o final da prova, na linha de chegada da maratona. O outro explosivo foi disparado doze segundos depois, a algumas dezenas de metros do local da primeira explosão.

Saiba mais: Explosões levam terror à Maratona de Boston

Explosões na maratona de Boston
Explosões na maratona de Boston
Foto: Getty Images

No momento do atentato, os atletas de elite já haviam completado o percurso, mas centenas de pessoas que ainda completavam a prova ficaram feridas. No dia seguinte, foram anunciadas a morte de Martin Richard, 8 anos, Krystle Campbell, 29 anos, e de Lu Lingzi, cidadã chinesa e estudante da Universidade de Boston.

Na quinta-feira, 17 de abril de 2013, o FBI divulgou as imagens dos irmãos chechenos, Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, suspeitos de serem os responsáveis pelo atentado, dando origem à megaoperação que mobilizou mais de 9 mil agentes agentes em Boston e arredores, pelas 24 horas que se seguiram.

Tamerlan Tsarnaev em imagem de fevereiro de 2010
Tamerlan Tsarnaev em imagem de fevereiro de 2010
Foto: AP

Uma perseguição policial teve início na noite da quinta-feira após a polícia ser informada de que um policial havia sido encontrado morto dentro do seu carro no campus do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e que um veículo havia sido roubado em Cambridge e seguia para a cidade vizinha de Watertown.

A perseguição culminou com a morte de Tamerlan Tsarnaev e com a fuga do irmão Dzhokhar, capturado pouco antes das 21 horas de sexta-feira, 18 de abril.

Na segunda-feira, 22,  a Procuradoria-geral dos Estados Unidos acusou formalmente o checheno de 19 anos: "Apesar da nossa investigação estar em andamento, as acusações de hoje fecham com sucesso uma semana trágica para a cidade de Boston e para o nosso país", disse o procurador-geral, Eric Holder, em um comunicado divulgado pelo Departamento de Justiça.

Dzhokhar Tsarnaev  e a aplicação da pena capital

Dzhokhar Tsarnaev, acusado de ser coautor do atentado à maratona de Boston irá a julgamento em 3 de novembro. A data foi estabelecida em fevereiro deste ano, após o juiz federal George A. O'Toole rejeitar o pedido da defesa de adiar a sessão, para que houvesse mais tempo para preparar o caso. 

<p>Governo dos EUA anunciou em janeiro que solicitará a pena de morte contra Dzhokhar, hoje com 20 anos</p>
Governo dos EUA anunciou em janeiro que solicitará a pena de morte contra Dzhokhar, hoje com 20 anos
Foto: Reuters

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos já havia comunicado, em janeiro deste ano, que solicitará a pena de morte para Dzhokhar, por ele ter fabricado e colocado junto do irmão, Tamerlan, duas bombas caseiras na linha de chegada da maratona de Boston em 15 de abril de 2013.

Além disso, o jovem, hoje com 20 anos, é acusado de matar um policial do Insituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) durante a perseguição policial em Cambridge, dias após o atentado. 

Caso o tribunal decida pela pena capital, a sentença deverá ser executada pelo Governo Federal, já que a Justiça do Estado de Massachusetts não administra a pena de morte.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade