PUBLICIDADE

Estados Unidos

Boston: polícia desmente TV e nega prisão de suspeito

FBI pediu que a imprensa tenha cautela ao noticiar informações relacionadas ao caso; CNN havia dito que um suspeito tinha sido preso

17 abr 2013 - 14h23
(atualizado às 16h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Após a rede de TV americana CNN ter informado que um suspeito de envolvimento nas explosões na Maratona de Boston havia sido preso nesta quarta-feira, o departamento de polícia da cidade negou a informação por meio de sua página no Twitter. "Apesar dos relatos contrários, não houve uma prisão relacionada aos ataques de Boston", diz o post. A informação da CNN havia sido divulgada pelo jornalista John King. Segundo ele, o suspeito preso seria um indivíduo de pele escura, não identificado. 

O FBI também negou a detenção. "Apesar de relatórios amplamente divulgados sobre o contrário, não houve uma detenção ligada ao ataque na Maratona de Boston", disse em comunicado.

CNN e o jornal Boston Globe chegaram a noticiar que as autoridades conseguiram identificar o suspeito a partir da análise de um vídeo feito pela câmera de uma loja de departamentos da rede Lord & Table próxima ao local da segunda explosão. Um vídeo de uma televisão da cidade também teria contribuído.

As imagens mostrariam o indivíduo carregando uma sacola e, possivelmente - não foi possível precisar -, deixando o artefato no local. Não está claro de qual dos dois vídeos citados pelas autoridades procedem as imagens do suspeito com a bolsa preta, segundo jornais americanos. 

Ao voltar atrás, a rede de TV americana noticiou que houve uma "confusão" na divulgação das informações. Na notícia em que esclareceu o episódio, disse que um agente havia dito: "Nós o pegamos". No entanto "não foi esclarecido se isso signicava que um suspeito havia sido idenditificado ou preso". A CNN disse ainda que algumas fontes federais ligadas à investigação informaram que ainda era muito cedo para afirmar que os investigadores haviam identificado o suspeito, enquanto outras fontes em Boston foram enfáticas em dizer que havia de fato alguém identificado. 

<p>Notícia em que CNN volta atrás fala em confusão na divulgação do suspeito preso</p>
Notícia em que CNN volta atrás fala em confusão na divulgação do suspeito preso
Foto: Reprodução

Oficiais da polícia devem conceder uma entrevista coletiva à imprensa em Boston às 17h locais (18h de Brasília).

Além disso, as autoridades encontraram no terraço de um edifício próximo ao lugar da explosão a tampa de uma panela de pressão, aparentemente usada em um dos artefatos, e o que parece um pedaço de circuito do detonador.

Segundo o Boston Globe, "a partir de fragmentos coletados minuciosamente do que se considera a maior cena de crime na cidade, os investigadores determinaram que as duas bombas provavelmente foram feitas com panelas de pressão de seis litros".

As cargas explosivas estavam acompanhadas de pregos e pedaços de metais, para aumentar seu efeito mutilador, e as panelas provavelmente foram envolvidas em bolsas de plástico pretas ou em mochilas deixadas no chão.

Foto: BBC News Brasil

Com informações das agências internacionais

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/explosoes-maratona-boston/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade