PUBLICIDADE

Estados Unidos

Bombeiros morrem lutando contra incêndio florestal nos EUA

19 ago 2015 - 23h50
(atualizado em 20/8/2015 às 14h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Três bombeiros morreram e outros quatro ficaram feridos nesta quarta-feira enquanto tentavam sufocar um incêndio florestal perto da cidade de Twisp, em Washington (Estados Unidos), informaram as autoridades.

Os bombeiros morreram ao se verem surpreendidos por uma mudança repentina na direção do vento que fez com que as chamas lhes cercassem, afirmou em comunicado o xerife do condado de Okanogan, Frank Rogers.

O incêndio, que já arrasou mais de 600 hectares, provocou a emissão de ordens de evacuação nesta tarde para as cidades de Twisp e Winthrop (3.000 habitantes no total), cujos moradores receberam a instrução de se dirigir ao sul imediatamente e de vigiar seus arredores ao abandonar os núcleos urbanos.

O fogo já destroçou várias casas, segundo os bombeiros, embora por enquanto não tenham números exatos sobre os edifícios afetados.

"Meu coração se quebra ao saber da perda de vidas no incêndio de Twisp. Nesta noite rezamos por todos os bombeiros", escreveu em sua conta no Twitter o governador do estado de Washington, o democrata Jay Inslee.

Inslee pediu hoje ao governo federal que declare situação de emergência, o que poria à disposição do estado fundos adicionais para a luta contra o fogo.

O oeste dos EUA está vivendo um ano intenso de incêndios, favorecido pelas altas temperaturas e uma seca crônica que se arrasta há quatro anos, especialmente na Califórnia, embora o fogo também esteja se propagando para Oregon, Washington e Idaho.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade